Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17211
Título: Resenha de NASRIN, Taslima. Lajja - Shame. (Tradução do bengali para o inglês: Tutul Gupta) Nova Délhi, Índia: Penguin Books, 1994
Autor(es): TUPINAMBÁ, Antônio Caubi Ribeiro
Palavras-chave: Caxemira
Ìndia
Separação das regiões
Data do documento: 2002
Editor: Trajetos Revista de História UFC
Citação: TUPINAMBÁ, A. C. R. (2002)
Resumo: Os problemas que ora se agudizam, na região da Caxemira, remontam ao período imediatamente posterior à separação das regiões noroeste e nordeste da Índia, respectivamente no dia 15 de agosto de 1947, quando os ingleses deixaram a Índia e foi criado o Estado do Paquistão, e, em 26 de março de 1971, quando o Paquistão oriental ganhou sua independência, tornando-se Bangladesh. Houve um tempo em que povos de crenças distintas conviviam com relativa harmonia, naquelas terras hoje divididas e rebatizadas. Com a formação dos Estados do Paquistão e de Bangladesh, em conseqüência dessa partilha do território indiano, iniciou-se o reordenamento de fundamentalistas religiosos em busca de novas causas.
Descrição: TUPINAMBÁ, Antônio Caubi Ribeiro. Resenha. Trajetos Revista de História UFC, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 213-218, 2002. Resenha de NASRIN, Taslima. Lajja - Shame. (Tradução do bengali para o inglês: Tutul Gupta) Nova Délhi, Índia: Penguin Books, 1994.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17211
ISSN: 1676 - 3033
Aparece nas coleções:DHIS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_art_acltupinamba.pdf2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.