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Título: Startups digitais: um estudo à luz da Teoria do Comportamento Planejado
Autor(es): Menezes, Bárbara Sampaio de
Orientador(es): Cabral, Augusto Cézar de Aquino
Palavras-chave: Empreendedorismo - Comportamento
Empreendimentos
Inovações tecnológicas
Data do documento: 2016
Citação: MENEZES, B. S. (2016)
Resumo: De acordo com diferentes pesquisas, o setor de tecnologia da informação vem crescendo muito nos últimos anos, com dados cada vez mais significativos no Brasil e no Ceará. Neste contexto, surgem às startups digitais, consideradas como negócios embrionários com características de inovação e agilidade de crescimento. Assim, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar as características dos empreendedores digitais cearenses a partir da atitude, intenção e do comportamento empreendedor. E como objetivos específicos, i) identificar as dimensões da atitude dos empreendedores das startups digitais cearenses; ii) identificar as dimensões da intenção empreendedora dos empreendedores das startups digitais cearenses; iii) identificar as dimensões do comportamento empreendedor dos empreendedores das startups digitais cearenses. Foi utilizada como referência a Teoria do Comportamento Planejado proposta por Ajzen (2001) e, para estabelecer as dimensões de atitude, intenção e comportamento do empreendedor, foram utilizados os trabalhos de Lopes Jr. e Souza (2005), Carvalho e González (2006) e Brown, Davidsson e Winklund (2001). Além destes, autores relevantes no contexto do empreendedorismo, foram usados também alguns estudos sobre startups, como Amzecua et al. (2013), Frick (2013), Butler e Anderson (2012), Viana (2012), Frezatti et al. (2010), Van der Merwe e Swardt (2008), entre outros, consolidaram o embasamento teórico deste estudo. Quanto à metodologia, a pesquisa apresenta natureza qualitativa; descritiva; documental e de campo por meio do estudo com empreendedores de startups digitais cearenses. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com catorze empreendedores, escolhidos por critérios de acessibilidade. A análise dos dados seguiu as etapas da análise de conteúdo para os dados qualitativos proposta por Roesch (2006). Dentre os resultados constatou-se que os empreendedores de startups digitais cearenses apresentam as dimensões de atitude, sobretudo, aquelas ligadas à Gestão e Persistência. Quanto à intenção verificou-se que os empreendedores de startups digitais, em sua maioria, também apresentam as dimensões, principalmente as que estão relacionadas com antecedentes pessoais e motivações empreendedoras. Já com relação ao comportamento empreendedor, percebeu-se que a maior parte dos entrevistados apresentam características de comportamento em suas startups voltado para o empreendedorismo, não para a parte considerada mais administrativa. Desse modo, conclui-se que os entrevistados apresentam todas as dimensões empreendedoras analisadas, ressaltando que eles colocam a atitude e intenção que tinham em empreender em prática através da maneira como gerem suas startups.
Abstract: According to different surveys, the information technology sector has been growing in recent years, with increasingly significant data in Brazil and Ceará. This raises the digital startups considered embryonic deals with characteristics of innovation and growth speed. Thus, this study has the general objective analyze the characteristics of digital Ceará entrepreneurs from the attitude, intention and entrepreneurial behavior. And as specific objectives i) identify the dimensions of the attitudes of entrepreneurs of Ceará digital startups; ii) identify the dimensions of the entrepreneurial intention of the entrepreneurs of Ceará digital startups; iii) identify the entrepreneurial behavior of the dimensions of the entrepreneurs of Ceará digital startups. It was used as a reference the Theory of Planned Behavior proposed by Ajzen (2001) and to establish the attitude dimensions, intention and entrepreneurial behavior, we used the Lopes Jr. works and Souza (2005), Carvalho and González (2006) and Brown, Davidsson and Winklund (2001). In addition, relevant authors in the context of entrepreneurship, were also used some studies on startups, as Amzecua et al. (2013), Frick (2013), Butler and Anderson (2012), Viana (2012), Frezatti et al. (2010), Van der Merwe and Swardt (2008), among others, consolidated the theoretical basis of this study. As for the methodology, the research presents a qualitative nature; descriptive; documentary and field through the study of entrepreneurs cearenses digital startups. Semi-structured interviews were conducted with fourteen entrepreneurs, chosen by accessibility criteria. Data analysis followed the steps of content analysis for qualitative data proposed by Roesch (2006). Among the results it found that the entrepreneurs of Ceará digital startups have the attitude dimensions, especially those related to management and persistence. As for the intention it was found that the entrepreneurs of digital startups, most of them also have the dimensions, especially those related to personal background and entrepreneurial motivations. In relation to entrepreneurial behavior, it was noticed that most of the respondents have behavioral characteristics in their startups focused on entrepreneurship, not for the party deemed to be administrative. Thus, it is concluded that the respondents have all entrepreneurial dimensions analyzed, pointing out that they put the attitude and intention they had to undertake in practice by the way they manage their startups.
Descrição: MENEZES, Bárbara Sampaio de. Startups digitais: um estudo à luz da Teoria do Comportamento Planejado. 2016. 82 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17242
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