Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1750
Título: Validação de um instrumento para verificar percepção da estética dentária e impacto da fluorose em duas regiões brasileiras
Título em inglês: Validation of a questionnaire to measure perceptions of dental esthetics and impact of fluorosis in two Brazilian regions
Autor(es): Furtado, Gabriela Eugênio de Sousa
Orientador(es): Almeida , Maria Eneide Leitão de
Palavras-chave: Fluorose Dentária
Estudos de Validação
Data do documento: 2010
Citação: FURTADO, G. E. S. (2010)
Resumo: O objetivo deste trabalho foi validar para o Brasil o Child´s and Parent´s Questionnaire about Teeth Appearance e investigar a percepção e a preocupação devido à fluorose dentária em crianças de 12 anos de idade e nos seus pais. Este estudo foi realizado em duas regiões brasileiras: Piracicaba-SP, com ótimos níveis de flúor nas águas de abastecimento público, e Rafael Arruda-CE, com elevados teores de flúor in natura. O questionário original, que verifica o quanto nos últimos dois meses a criança sentiu-se incomodada, preocupada ou impedida de sorrir devido à aparência de seus dentes, ainda não havia sido validado para nenhuma outra língua que não aquelas em que foi originalmente desenvolvido (inglês e espanhol). Durante a primeira fase do estudo (adaptação semântica), obedeceu-se à seguinte metodologia: tradução, retrotradução, avaliação por um comitê de especialistas e pré-teste com 50 pares de pais/crianças. Na segunda fase (validação do instrumento), 213 crianças foram avaliadas clinicamente para o diagnóstico de fluorose dentária pelo índice de Dean, e responderam, assim como seus pais, ao questionário. Os dados obtidos na segunda fase foram usados para avaliar a confiabilidade (consistência interna e estabilidade temporal) e a validade (de constructo e de critério) do instrumento, utilizando coeficiente alfa de Cronbach, coeficiente de correlação intraclasse e correlação de Spearman. O teste t de Student para amostras independentes foi utilizado para a comparação entre as duas regiões, e o teste t pareado para a avaliação da concordância entre relatos de pais e filhos. Na primeira fase do estudo, nenhuma grande discrepância existiu entre as versões do instrumento (original, traduzida e retrotraduzida), e os ajustes realizados ocorreram mais em função dos níveis diversificados de escolaridade da população-alvo. Buscou-se utilizar vocabulário simples e frases curtas, e o questionário mostrou-se de fácil aplicação e bem aceito, permanecendo com os doze itens/subitens do original. Na segunda fase do estudo, a consistência interna foi aceitável e a estabilidade temporal de moderada a excelente. Houve correlação significativa entre percepção da fluorose moderada e severa e os dados clínicos, e entre percepção da fluorose e preocupações dos indivíduos. Embora os pais de Rafael Arruda-CE tenham tido uma maior percepção da fluorose, o incômodo e a preocupação com a aparência foram maiores em Piracicaba-SP. Pais e filhos tenderam a concordar em seus relatos, porém, quando discordaram, os pais geralmente se mostraram mais incomodados, preocupados e insatisfeitos com a aparência dentária do que as próprias crianças. Conclui-se que a versão brasileira do Child´s and Parent´s Questionnaire about Teeth Appearance é um instrumento válido e confiável para avaliar a percepção da estética dentária de crianças brasileiras e em seus pais. A percepção da fluorose teve um impacto negativo na satisfação com a estética dentária e levou à preocupação.
Descrição: FURTADO, Gabriela Eugênio de Sousa. Validação de um instrumento para verificar percepção da estética dentária e impacto da fluorose em duas regiões brasileiras. 2010. 74 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Fortaleza, 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1750
Aparece nas coleções:DCOD - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_dis_gesfurtado.pdf774,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.