Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17529
Título: Algumas considerações sobre a clínica ampliada: psicologia social comunitária e o relato de uma experiência na comunidade de Muzema, na cidade do Rio de Janeiro
Autor(es): OBERG, Lurdes Perez
VILHENA, Junia
Palavras-chave: Psicologia social comunitária
Comunidade
Clinica ampliada
Data do documento: 2010
Editor: Revista de Psicologia
Citação: OBERG, L. P.; VILHENA, J. (2010)
Resumo: O objetivo deste artigo é mostrar o relato de uma experiência de clínica em Psicologia Comunitária, do Serviço de Psicologia Aplicada, no Posto de Saúde da localidade de Muzema (Rio de Janeiro). A clínica ampliada, com enfoque teórico-psicanalítico, aproveitando as contribuições da Psicologia Sócio-Histórica, é uma proposta construída nesta experiência. As conclusões indicam que o reconhecimento do sujeito singular, decorrente da valorização do sujeito inconsciente, pode mostrar-se como uma condição fecunda para que o sujeito possa transitar nos pólos individual e coletivo, fortalecendo sua capacidade de crítica de si mesmo e da realidade social.
Abstract: The objective of this article is to discuss about an clinic experience as Community Psychology supervisor at the Applied Psychology Service, Muzema Health Center, Rio de Janeiro. The broadened clinic work, with the psychoanalytic approach, considering the contributions of socio-historical references, is a proposal built on practical experience. The conclusions indicate that recognition of a uniqueness subject, as consequence of unconscious subject valorization, may show itself as an fertile condition so that this subject can move in the individual and collective axis, building up his critical capacity about himself and, also, about social reality.
Descrição: OBERG, Lurdes Perez; VILHENA, Junia. Algumas considerações sobre a clínica ampliada: psicologia social comunitária e o relato de uma experiência na comunidade de Muzema, na cidade do Rio de Janeiro. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 95-102, jul./dez. 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17529
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_art_lpobergjvilhena.pdf477,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.