Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17621
Título: Efeitos de fluxo geométrico sobre o campo vetorial de calibre em suas dimensões
Autor(es): Costa, Francisco Wagner Vasconcelos da
Orientador(es): Almeida, Carlos Alberto Santos de
Palavras-chave: Cenário de Branas
Campo de Gauge
Conifold resolvido
Fluxo de Ricci
Data do documento: 2015
Citação: COSTA, F. W. V. (2015)
Resumo: Esta tese tem como objetivo principal fornecer uma contribuição ao cenário de branas. Para isso propomos dois cenários distintos que estendem modelos encontrados na literatura. A razão pela qual o cenário de branas tem sido bastante explorado nos últimos anos, deve-se principalmente ao fato de que este ramo está intimamente relacionado a questões fundamentais em física de partículas, tais como: o problema da hierarquia, a assimetria matéria e anti-matéria e o problema da constante cosmológica. Uma vez que a relação entre a Física e a geometria do espaço ambiente multidimensional no qual nosso mundo está imerso tem uma relação muito forte, torna-se de fundamental interesse verificar as possíveis influências que essa geometria pode ter sobre as propriedades físicas de nossa brana. Em princípio, não sabemos como os mais diversos campos do modelo padrão serão afetados por mudanças geométricas do espaço ambiente. O campo utilizado como objeto de estudo é o vetorial de calibre, uma vez que este não é originalmente localizado no modelo de Randall-Sundrum descrito por sua ação usual. Como primeira proposta, analisamos o comportamento do campo vetorial quando inserido em um espaço ambiente de seis dimensões em que a variedade transversa é uma seção do conifold resolvido. Este cenário representa uma extensão do cenário de branas denominado tipo corda e possui como principal característica a presença de um fator geométrico, o parâmetro de resolução, que pode ser utilizado para regular a singularidade na origem, os modos de massa e o potencial associado aos modos de Kaluza-Klein. A segunda proposta baseia-se numa solução estacionária do fluxo de Ricci conhecida como sóliton charuto de Hamilton. Este cenário, além de promover a suavização das soluções, satisfaz todas as condições de regularidade para a métrica na origem. Representando assim, uma solução interna e externa ao defeito do tipo corda.
Descrição: COSTA, Francisco Wagner Vasconcelos da. Efeitos de fluxo geométrico sobre o campo vetorial de calibre em suas dimensões. 2015. 74 f. Tese (Doutorado em Física) - Programa de Pós-Graduação em Física, Departamento de Física, Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17621
Aparece nas coleções:DFI - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tese_fwvcosta.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.