Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17640
Título: Efeito das mudanças nos padrões de uso da terra nos processos hidrológicos da Bacia Hidrográfica do Rio Subaúma-Bahia
Autor(es): Teixeira, Amom Chrystian de Oliveira
Orientador(es): Zanella, Maria Elisa
Palavras-chave: Geografia física
Bacias hidrográficas
Geoprocessamento
Reflorestamento
Água - Qualidade
Eucalipto
Ciclo hidrológico
Data do documento: 2014
Citação: TEIXEIRA, A. C. O. (2014)
Resumo: O território baiano vem passando por grandes transformações nas últimas décadas, entre as quais tem-se destacado a introdução e expansão da eucaliptocultura, atividade que desperta discussões da sociedade acerca dos impactos ambientais no ciclo hidrológico. Neste sentido, esta pesquisa seleciona a Bacia Hidrográfica do Rio Subaúma-BA, que possui expressivas áreas de reflorestamento com eucalipto, para investigar os efeitos dessa cultura no ciclo hidrológico. Para compreender a dinâmica de ocupação na bacia hidrográfica e seus efeitos nos recursos hídricos, foram processados dados geoambientais, de uso da terra, de qualidade da água, de fluviometria e de pluviometria entre os anos de 1973 e 2013, utilizando ferramentas de geoprocessamento. Os resultados mostram uma bacia formada por rochas de origem sedimentar e relevos planos onde ocorrem precipitações bem distribuídas ao longo do ano, condições que favorecem a infiltração e orientaram a ocupação do território e a descaracterização da vegetação original, inicialmente pela introdução da agropecuária e posteriormente da eucaliptocultura. As modificações da paisagem impactaram os processos run off com a alteração na velocidade do escoamento superficial e da resposta hidrológica da bacia hidrográfica, que apresentou tendência de evolução inversa ao crescimento das áreas florestais. A variações espaciais e temporais da qualidade de água também indicam que esta área vem sendo impactada, especialmente no médio e alto curso, onde houveram as maiores modificações nos usos da terra. Os resultados mostram a importância do planejamento ambiental para uso sustentável do espaço e para minimização dos impactos negativos destes sobre os sistemas naturais e antrópicos.
Descrição: TEIXEIRA, Amom Chrystian de Oliveira. Efeito das mudanças nos padrões de uso da terra nos processos hidrológicos da Bacia Hidrográfica do Rio Subaúma-Bahia. 2014. 243 f. Tese (Doutorado em geografia)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17640
Aparece nas coleções:DGR - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tese_acoteixeira.pdf10,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.