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Título: Patrimônios geoeducativos contemporâneos: bibliotecas ou centros culturais? Estudo sobre a resignificação dos espaços de cultura em escolas de Fortaleza-Ceará
Título em inglês: Wealth geoeducativos contemporary: libreries or cultural centers ? study on reframing of spaces culture in Fortaleza-Ceará Schools
Autor(es): Lopes, Jessica Girão
Orientador(es): Alencar, Francisco Amaro Gomes de
Palavras-chave: Geografia humana
Patrimônio cultural
Bibliotecas
Escolas
Centros Culturais
Library
Data do documento: 2015
Citação: LOPES, J. G. (2015)
Resumo: O valor de uma biblioteca é a razão de sua existência. Entretanto, seu potencial educativo é proporcional ao uso que os sujeitos fazem dela; quanto mais uso, maior a possibilidade de crescimento pela informação. Vê-se uma correlação direta entre tomada de consciência a respeito do valor do lugar, a apropriação dos meios promovidos pelo Estado que possibilitam a comunicação do patrimônio e a utilização dos espaços pelos sujeitos nas escolas. Fundamentados nisso, buscamos confrontar duas realidades escolares diferenciadas, a fim de percorrer um caminho inverso ao delimitado nos estudos sobre as desigualdades educacionais comumente seguidos. Selecionamos duas escolas para serem os locais onde interagiremos com os sujeitos que se utilizam ou não do patrimônio bibliotecário em questão: E.E.F. Clovis Bevilacqua, localizada em zona central de Fortaleza, bairro de vulnerabilidade inexistente sem graves os problemas de acesso urbano; e a EEFM Senador Osires Pontes, localizada no bairro Canindezinho, considerado de alta vulnerabilidade. Acrescentamos ainda a representação docente um centro cultural multimídia (o CCBNB) a fim de avaliar a percepção formativa do uso desse equipamento público. Metodologicamente, o trabalho segue preceitos fenomenológicos, baseado na ideia de que as respostas à utilização ou não desse patrimônio das bibliotecas deve centrar-se na vivência e experiência dos sujeitos que ali presentes, e que por isso, sabem exatamente as estratégias capazes de propiciar melhoras factuais no relacionamento dos alunos com o conhecimento. Como resultado, o trabalho busca apresentar estratégias atualizadas da valorização do espaço das bibliotecas, com bases nos indicadores educativos e culturais de seu uso como forma de comunicação patrimonial.
Abstract: The library value’s is the reason of its existence. However, its educational potential is proportional to the use that the subjects do it; the more use, the greater the possibility of growth for the information. It see a direct correlation between awareness of the value of the place, ownership of the means promoted by the State that enable communication from equity and the use of space by the subjects in schools. Based on this, we seek to confront two different school realities, in order to go a reverse way to the delimited in studies about inequalities educational which is on commonly followed. We selected two schools to be places where we interacted with the subjects that are used or not librarian heritage concerned: E.E.F. Clovis Bevilacqua, located in the central area of Fortaleza, without serious non-existent vulnerability of the urban nei ghborhood access problems; and EEFM Senator Osires Bridges , located in Canindezinho neighborhood, considered highly vulnerable. We must also teaching a multimedia representation cultural center (the CCBNB)to assess the formative insight into the use of public equipment. Methodologically, the work follows phenomenological precepts, based on the idea that the answers to the use or not of this heritage of libraries should focus on the lived experience of the subjects who present there, and therefore know the exact strategies that provide improvements factual in students' relationship with knowledge. As a result, the study aims to present updated strategies appreciation of space libraries, with facilities in educational and cultural indicators of its use as a way to balance communication.
Descrição: LOPES, Jessica Girão. Patrimônios geoeducativos contemporâneos: bibliotecas ou centros culturais? Estudo sobre a resignificação dos espaços de cultura em escolas de Fortaleza-Ceará. 2015. 206 f. Dissertação (Mestrado em geografia)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17689
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