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Título: Manifestações avaliativas de engajamento no gênero relatório de pesquisa produzido por alunos do ensino médio
Título em inglês: Evaluative and engagement markers in research report genre produced by high school students
Autor(es): Silva, Gerlylson Rubens dos Santos
Orientador(es): Moura, Ana Célia Clementino
Palavras-chave: Appraisal theory
Scientific literacy
Avaliação
Letramento
Ensino Médio
Pesquisa
Data do documento: 2016
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: Silva, G. R. S.; Moura, A. C. C. (2016)
Resumo: Inserida em um contexto de intervenções que visam à reestruturação do currículo do Ensino Médio, a educação pública cearense brinda a entrada de uma abordagem que pretende trazer à rotina escolar novas práticas de letramento. Essa nova abordagem carrega o título de Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS), objetiva desenvolver as competências socioemocionais do corpo discente e utilizar a pesquisa científica como princípio educacional no processo de aprendizagem do Ensino Médio. Dentro desse contexto, o presente trabalho busca verificar o estado das habilidades de letramento científico (MILLER,1983; OSBORNE, 2002; SANTOS, 2007) do aluno de NTPPS por meio das manifestações avaliativas de Engajamento (MARTIN e WHITE, 2005) acionadas na seção Referencial Teórico de seus relatórios de pesquisa. O estudo explica a associação que conjecturamos existir entre determinadas escolhas dialógicas assumidas pelo produtor textual e o estado de letramento científico evidenciado por essas marcas linguísticas. O corpus desse estudo, que teve sua coleta encerrada em julho de 2015, é formado por trinta e seis Referenciais Teóricos de relatórios de investigação científica produzidos por alunos matriculados na primeira série do Ensino Médio. Os dados foram analisados através da identificação das escolhas dialógicas adotadas pelos produtores textuais e do nível de engajamento intersubjetivo assumido na construção argumentativa dos posicionamentos. Em todo material de análise, foram pontuados 809 casos de avaliações por Engajamento, sendo 222 classificadas como avaliações monoglóssicas e 587 como avaliações heteroglóssicas que perpassam por todas as subcategorias encontradas na rede de classificação desse subsistema. Mais da metade das avaliações (60,5%) é calcada no solo das Contrações Dialógicas, enquanto 39,5% entram no âmbito expansivo do diálogo. Observamos que 61,5% dos Referenciais Teóricos apresentam uma gama de avaliações linguísticas que revelam o alcance de critérios mínimos de adequação em níveis de engajamento com o texto, apresentando adequadas evidências de protagonismo autoral. A análise desse material nos permitiu inferir que a intervenção NTPPS tem apresentado positivos resultados quanto ao desenvolvimento das competências de letramento científico dos alunos do Ensino Médio. As práticas discursivas regidas pela metodologia científica que, antes, eram trabalhadas na escola de forma esporádica, hoje, fazem parte da comunidade escolar como exercício de pertença de grande parcela dos alunos. Os reflexos disso são observados em seus relatórios de pesquisa, objetos vistos como produtos de representatividade do processo aquisitivo das competências do letramento científico.
Abstract: Inserted into a context of interventions that aims to restructure the high school curriculum, Ceará public schools pride themselves with the arrival of an approach that brings new practices of literacy. This new approach, named Core Labor, Research and Social Policies (Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais – NTPPS), intends to develop socio-emotional skills of students in order to use scientific research as an educational principle in high school learning process. Within this context, this research seeks to verify the state of scientific literacy (MILLER, 1983; OSBONER, 2002; SANTOS 2007) of NTPPS students through the evaluative expressions of Engagement (MARTIN; WHITE, 2005) mobilized in Theoretical Framework section of their research reports. The study explains the association we conjecture that exists between certain dialogic choices assumed by the producer of the report and the state of scientific literacy evidenced by these linguistic marks. The corpus of this work, collected in July 2015, consists of thirty-six Theoretical Frameworks of scientific research reports produced by first-year students of high school. We analyze the data identifying the dialogic choices adopted by the producers and the inter-subjective level of engagement assumed in the construction of argumentative positions. The material revealed the presence of 810 evaluative expressions of Engagement, 222 classified as monoglossics and 588 classified as heteroglossics that pass by all the subcategories found in this subsystem classification network. More than a half of evaluations (60,5%) concerns of Dialogic Contractions while 39,5% enter in the expansive scope of dialogue. We observed that 61,5% of the Theoretical Frameworks present a range of linguistic marks of evaluation that reveal a minimum criteria of suitability in levels of engagement with the text, presenting appropriate evidences of authorial role. The analysis of the material allowed us to infer that the NTTPS intervention has shown positive results in the development of scientific literacy skills of high school students. The discursive practices ruled by scientific methodology, that had sporadically been worked in schools are, nowadays, parts of the school community as a belonging exercise of a large portion of students. We observe the consequences of this in their research reports, which we can view as representative products of the process of scientific literacy acquisition.
Descrição: SILVA, Gerlylson Rubens dos Santos. Manifestações avaliativas de engajamento no gênero relatório de pesquisa produzido por alunos do ensino médio. 2016. 152f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17693
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