Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17741
Título: Desenvolvimento de competências informacionais em moradores de uma comunidade popular urbana
Autor(es): FARIAS, Maria Giovanna Guedes
VARELA, Aida Varela
Palavras-chave: Competências informacionais
Modelo de mediação
Informação
Profissional da informação
Comunidades
Information literacy
Mediation model
Information
Information professionals
Communities
Data do documento: 2012
Editor: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - XIII ENANCIB 2012
Citação: FARIAS, M. G. G.; VARELA, A. V. (2012)
Resumo: Trata-se da apresentação do delineamento de pesquisa em andamento no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia em desenvolvimento na Comunidade Santa Clara (CSC), na cidade de João Pessoa-PB, como prosseguimento de pesquisa de mestrado, objetivando criar e implantar um modelo de mediação da informação para inclusão dos moradores dessa localidade na sociedade contemporânea. Um processo que deve ocorrer por meio da promoção de competências informacionais nesses moradores, incentivando o entendimento da automodificação e desejo de ultrapassar as barreiras de um sistema excludente. Para isso, as tecnologias de informação e comunicação serão utilizadas como suporte para fomento de cursos, oficinas e treinamentos. Nesse contexto, o profissional da informação tem desempenho primordial como mediador facilitando o acesso e o uso da informação, e ajudando os sujeitos da pesquisa a se apropriarem da informação que necessitam para saírem do estado em que se encontram, colocando em prática os conceitos em torno da responsabilidade social da Ciência da Informação. A partir da experiência já adquirida no campo de pesquisa e da contínua observação participante, um modelo de mediação já começa a ser delineado tomando como teoria outros modelos, a exemplo de Belmonte (2007), que criou e implantou um modelo de mediação inclusiva para o professor como mediador na aprendizagem.
Abstract: This is the presentation of the lineation of the research in progress in the doctoral postgraduate program in Information Science at the Federal University of Bahia developing in Santa Clara Community (SCC) in the city of João Pessoa, as prosecution of the Masters research aiming to create and deploy a mediation model of information to include the residents of this town in contemporary society. A process that should occur through the promotion of informational competence for these residents encouraging them to understand the self-change and desire to overcome the barriers of an excluding system. For this will be used for information and communication technologies as a support for promotion of courses, workshops and trainings. In this context, the information professional has a primordial performance as a mediator facilitating access to and use of information, and helping the subjects of the research to appropriate the information they need to leave the state in which they are, putting the concepts around social responsibility of the Information Science into practice. From the experience gained in the research area and from continuous participant observation, a mediation model is already being traced taking other models as a theory, e.g. Belmonte (2007), he created and implemented a model of inclusive mediation for teacher as mediator in learning.
Descrição: FARIAS, Maria Giovanna Guedes; VARELA, Aida Varela. Desenvolvimento de competências informacionais em moradores de uma comunidade popular urbana. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - ENANCIB, 13., 2012, Rio de Janeiro. Anais... . Rio de Janeiro: ANCIB, 2012, p. 1-17.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17741
Aparece nas coleções:DCI - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_mggfariasavvarela.pdf163,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.