Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17799
Título: Realizando consultas em trajetórias semânticas utilizando uma abordagem baseada em verificação de modelos
Autor(es): Sousa, Diego Victor Simões de
Orientador(es): Macedo , José Antônio Fernandes de
Palavras-chave: Ciência da Computação
Trajetória Semântica
Consultas de Correspondência de Padrões
Expressão Regular
Semântica - Análise de redes
Sistema de Posicionamento Global
GPS
Sistemas de comunicação móvel
Sistemas de localização automática de veículos a motor
Data do documento: 2012
Citação: SOUSA, D. V. S. (2012)
Resumo: A popularização de dispositivos móveis equipados com serviços de localização geográfica (e.g. GPS) está permitindo a coleta de dados de trajetórias de objetos móveis de forma rápida e barata. O armazenamento destes dados vem possibilitando o desenvolvimento de novos tipos de aplicações que podem utilizar esses dados para realizar análise sobre o comportamento de objetos móveis. Porém, realizar tais análises a partir de dados brutos, gerados pelo dispositivo de localização geográfica, é um grande desafio, visto que tais dispositivos apenas coletam as informações sobre as coordenadas e o instante de tempo, por onde o objeto móvel se deslocou. Apesar dos diversos esforços empreendidos na busca de soluções para enriquecer dados de trajetórias de objetos móveis com informações semânticas da aplicação, pouco foi realizado no sentido de prover mecanismos para consultar tais trajetórias enriquecidas. Foi percebido, então, que a falta de métodos para processamento de consultas sobre trajetórias semânticas, em especial, consulta sobre padrões de movimento, são um obstáculo para a realização de análises de interesse de uma grande parte das aplicações deste domínio. Desta forma, as principais contribuições deste trabalho são: (1) um método para processar e realizar consultas que descrevem um padrão de movimento constituído de uma sequência de conjuntos de predicados que podem ocorrer em uma trajetória semântica armazenada em um banco de dados e (2) definição de uma linguagem para expressar padrões de movimento sobre trajetórias semânticas. Com objetivo de validar a proposta apresentada, desenvolvemos um sistema que permite a especificação de uma consulta para expressar um padrão de movimento na linguagem definida. Além disso, utilizamos tal ferramenta para realizar testes sobre um banco de dados de trajetórias de carros da cidade de Milão, semanticamente enriquecidas com informações do aplicativo Foursquare. Os resultados obtidos mostraram que a complexidade para processar as consultas é linear com relação ao número de trajetórias semânticas e o número de predicados na consulta, considerando poucas trajetórias com muitos episódios e muitas trajetórias com poucos episódios. A abordagem proposta superou outras abordagens existentes, tanto no que concerne a performance do processamento de consultas, quanto na expressividade das consultas que podem ser escritas na linguagem proposta.
Descrição: SOUSA, Diego Victor Simões de. Realizando consultas em trajetórias semânticas utilizando uma abordagem baseada em verificação de modelos. 2012. 80 f. : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Departamento de Computação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Fortaleza-CE, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17799
Aparece nas coleções:DCOMP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_dis_dvssousa.pdf2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.