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Título: O estudo da linguagem: considerações sobre as propostas de Bruner e Skinner
Autor(es): NUNES, Cristiane Oliveira Alves Telles
CASTRO-CANEGUIM, Janaína de Fátima
Palavras-chave: Linguagem
Comportamento verbal
Bruner
Skinner
Pragmática
Data do documento: 2013
Editor: Revista de Psicologia
Citação: NUNES, C. O. A. T.; CASTRO-CANEGUIM, J. F. (2013)
Resumo: Sabendo-se da importância do desenvolvimento da linguagem para o desenvolvimento global do indivíduo e que teóricos como Jerome Bruner e Burrhus Frederic Skinner trouxeram contribuições relevantes para o estudo da linguagem. Este artigo tem por objetivo contribuir para a compreensão das obras desses autores, no que diz respeito ao desenvolvimento da linguagem, apresentando possíveis pontos de divergência e de convergência entre eles. Para isso, obras clássicas de Bruner e Skinner sobre o desenvolvimento da linguagem são analisadas, assim como alguns artigos que discutem pontos importantes sobre essa temática. Pontos de divergência são encontrados nas teorias de Bruner e Skinner, tais como a diferença nos termos usados por esses autores para se referirem ao que comumente chama-se de linguagem, assim como o fato de dados de observação sistemática serem utilizados por Bruner em sua obra clássica sobre linguagem, característica não encontrada no livro clássico de Skinner sobre comportamento verbal. No entanto, nota-se, também, pontos de convergência nas obras desses autores, como por exemplo, o aspecto pragmatista da linguagem apontado por ambos, assim como a importância do adulto e da cultura para que a criança desenvolva a linguagem.
Abstract: Knowing the importance of language development for the individual’s global development and, that academics such as Jerome Bruner and Burrhus Frederic Skinner brought relevant contributions to the language study, the article’s objective is to contribute for the comprehension of their works regarding language development, presenting possible convergence and divergence points. Bruner’s and Skinner’s classical works about language development are analyzed, as well as some articles that discuss important points of the subject. Divergence points are found in Bruner’s and Skinner’s theories, such as the difference in the terms used by these authors to refer to what is commonly called language, as well as the fact that systematic observation data are used by Bruner in his classical work about language, characteristic not found in Skinner’s classical book about verbal behavior. However, convergence points are noticed in the works of these authors, like the language pragmatist aspect indicated by both, as well as adult’s and culture’s importance for the child to develop language.
Descrição: NUNES, Cristiane Oliveira Alves Telles; CASTRO-CANEGUIM, Janaína de Fátima. O estudo da linguagem: considerações sobre as propostas de Bruner e Skinner. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 112-119, jan./jun. 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17808
ISSN: 2179-1740(online)
0102-1222(impresso)
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