Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17837
Título: Tendências de pesquisas no ensino de graduação do curso de biblioteconomia da UFC-2005/2010
Autor(es): Farias, Gabriela Belmont de
Pinto, Virgínia Bentes
Palavras-chave: Monografias de Graduação
Pesquisa Acadêmica
Graduação em Biblioteconomia no Ceará
Undergraduate Papers
Academic Research
Librarianship
Undergraduate Course of Librarianship/Ceará
Data do documento: 2011
Editor: Revista EDICIC
Citação: FARIAS, G. B.; PINTO, V. B. (2011)
Resumo: Apresentam-se os resultados da pesquisa sobre as temáticas das monografias de conclusão do Curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará- 2005/2010. Os resultados evidenciam que os temas leitura, fontes de informação, atuação do bibliotecário, representação indexal, arquivos, acessibilidade, informação ambiental e biblioterapia, foram os que mais se destacaram. Entretanto, são raras as monografias abordando o uso das ferramentas tecnológicas no âmbito das bibliotecas, bem como trabalhos contemplando a representação descritiva da informação e serviços de informação, marketing, gestão e memória. Em relação ao cotejamento dos temas pesquisados com a produção acadêmica dos professores e suas áreas de interesse, percebemos que a ocorrência entre os temas ainda é bastante insipiente, necessitando que se estabeleçam políticas que venham nessa direção.
Abstract: Research results are presented for the topics of the monographs of completion of undergraduate course in Library Science at the Federal University of Ceará, 2005/2010. The results show that the topics such as reading, information sources, role of the librarian, index representation, archives, accessibility, environmental information and bibliotherapy, were the most outstanding. However, there are few papers addressing the use of technological tools in the context of libraries, as well as papers addressing the descriptive representation of information and information services, marketing, management and memory. In relation to the comparison of specific topics with the academic teacher productions and your interest areas, it is perceived that the occurrence of the themes is still incipient, requiring it to be established policies that direction.
Descrição: Farias, Gabriela Belmont; Pinto, Virgíinia Bentes. Tendências de pesquisas no ensino de graduação do curso de biblioteconomia da UFC-2005/2010. Revista EDICIC, v.1, n.4, p.86-98, oct./dic. 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17837
ISSN: 2236-5753
Aparece nas coleções:DCI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_gbfariasvbpinto.pdf370,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.