Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17910
Título: Análise da produção, implementação e avaliação de um modelo de mediação da informação no contexto de uma comunidade urbana
Autor(es): FARIAS, Maria Giovanna Guedes
Orientador(es): VARELA, Aida Varela
Palavras-chave: Mediação da Informação - Modelo
Competências em Informação
Protagonismo Social
Empoderamento
Information Skill
Social Leadership
Data do documento: 2014
Citação: FARIAS, M. G. G.; VARELA, A. V. (2014)
Resumo: Mediar o desenvolvimento de competências em informação para promoção do protagonismo social, em moradores de uma comunidade urbana, constituiu-se como temática desta investigação, cujo objetivo foi o de produzir, implementar e avaliar um modelo de mediação da informação na Comunidade Santa Clara em João Pessoa, Paraíba. Um processo que ocorreu pautando-se nos pressupostos teórico-epistemológicos da Ciência da Informação, alicerçados em uma perspectiva do paradigma social de Hjørland e Albrechtsen, dialogando com o sócio-interacionismo vygotskyano e com a hermenêutica de Gadamer e Capurro. Para atuar nesse contexto, o profissional da informação teve papel social como organizador e mediador para facilitar o acesso e o uso da informação, ajudando os sujeitos da pesquisa a se apropriarem da informação. Ações de informação foram acionadas no campo de pesquisa visando investigar as necessidades informacionais dos moradores, a fim de suprí-las e de promover a reflexão nos sujeitos, que por si só podem entender e mudar suas realidades, ao se empoderar em da informação. Destarte, estas ações ocorreram primando pelo diálogo, compreensão e ausculta, objetivando identificar as brechas onde o mediador atuou junto ao coletivo. Por isso, esta investigação se caracteriza como uma pesquisa participante de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio da realização de entrevista e observação direta, utilizando um roteiro de entrevista, um formulário de prospecção e diário de campo para registro dos dados, os quais foram analisados pela técnica de análise de conteúdo, seguindo a trajetória de categorias produzidas a partir do planejamento de uma capacitação. A experiência adquirida durante o doutorado-sanduíche em Rione Sanità, na Itália, e na própria comunidade brasileira, forneceu elementos para a produção de um modelo de mediação da informação, que teve como fundamentos as teorias de outros modelos, como o modelo de desenvolvimento de competências intelectuais de informação de Sirvente o modelo comportamento informacional de Wilson. Os resultados demonstram que, a implementação do modelo de mediação da informação elaborado, possibilitou a potencialização do protagonismo social nos sujeitos pesquisados, ao se apropriaram da informação utilizando-a para desenvolver um conjunto de habilidades, conhecimentos e aptidões. O modelo de mediação da informação está disponível para ser propagado, como um exemplo efetivo da capacidade de fornecer formas reais e legítimas de empoderamento da informação e emancipação cultural e social.
Descrição: FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Análise da produção, implementação e avaliação de um modelo de mediação da informação no contexto de uma comunidade urbana. 2014. 283f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Salvador (BA), 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17910
Aparece nas coleções:DCI - Teses defendidas em outras instituições

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tese_mggfarias.pdf4,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.