Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17913
Título: Perfil dos pacientes que realizaram o exame de ergoespirometria na cidade de Fortaleza-Ce
Autor(es): Coelho, Ostevan Muniz Fonseca Sales
Sousa, Caio Átila Prata Bezerra de
Nogueira, Marineide Meireles
Vasconcelos, Thiago Brasileiro de
Sousa, Cristiano Teles de
Bastos, Vasco Pinheiro Diógenes
Palavras-chave: Fisioterapia
Exame Físico
Teste de Esforço
Data do documento: Jan-2016
Editor: Revista de Saúde Pública de Santa Catarina
Citação: COELHO, O. M. F. S. ; SOUSA, C. Á. P. B. ; NOGUEIRA, M. M. ; VASCONCELOS, T. B. ; SOUSA, C. T. ; BASTOS, V. P. D. (2016)
Resumo: A ergoespirometria permite relacionar o estado de saúde em que o paciente se encontra; assim como os exercícios a serem ministrados e grau de aptidão cardiorrespiratório de acordo com a idade e patologias. Esse estudo teve como objetivo destacar as patologias encontradas nos antecedentes familiares dos indivíduos submetidos ao teste, e relacionar o VO2 máximo encontrado com as variáveis: sexo, idade e realização de atividade física. O estudo foi de caráter documental, transversal e descritivo, com estratégia de análise quantitativa de dados. A amostra foi composta pelas avaliações das pessoas que realizaram o exame (n = 60) no período de janeiro de 2008 a dezembro de 2009. Nos resultados foram encontrada prevalência do sexo masculino em 60% (n = 36), porém com valores de VO2 máx médio maiores em 11,34% que no sexo feminino, sendo em sua maioria adultos, com idade média de 33,35 (± 2,43) anos, dentre os quais 23,3% (n = 14) do total eram atletas, os quais obtiveram os melhores valores de VO2 máx médio da amostra. O estudo foi capaz de construir um perfil que interligasse seus desempenhos no exame de ergoespirometria, erigindo um panorama fiel da realidade fisiológica da amostra estudada.
Descrição: COELHO, Ostevan Muniz Fonseca Sales et al. Perfil dos pacientes que realizaram o exame de ergoespirometria na cidade de Fortaleza-Ce. Rev. Saúde Públ. Santa Cat., Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 45-53, jan./abr. 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17913
ISSN: 2175-1323
Aparece nas coleções:DFIFA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_omfscoelho.pdf185,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.