Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17935
Título: A transição do ensino médio para a universidade: um estudo qualitativo sobre os fatores que influenciam este processo e suas possíveis consequências comportamentais
Autor(es): PINHO, Ana Paula Moreno
DOURADO, Laís Carvalho
AURÉLIO, Rebeca Martins
BASTOS, Antonio Virgílio Bittencourt
Palavras-chave: Transição acadêmica
Ensino médio
Vida universitária
Mudanças comportamentais
Fatores de evasão
Data do documento: 2015
Editor: Revista de Psicologia
Citação: PINHO, A. P. M.; DOURADO, L. C.; AURÉLIO, R. M.; BASTOS, A. V. B. (2015)
Resumo: A entrada na Universidade para muitos jovens é marcada por uma fase de transição caracterizada por diversas mudanças que interferem em seu desenvolvimento psicossocial, além do profissional. O presente trabalho teve como objetivo a análise dos fatores que influenciaram na adaptação do aluno, egresso do ensino médio, à vida universitária, bem como a identificação das mudanças comportamentais ocorridas em função desse processo de transição acadêmica. O estudo foi realizado através de entrevistas semiestrutadas com 8 estudantes pertencentes a diferentes cursos. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo e categorizados em dois segmentos: Fatores que Influenciaram na Adaptação e Mudanças Comportamentais. Os resultados indicaram o destaque de sete categorias para o primeiro bloco – Infraestrutura; Informação sobre a Universidade e o curso; Fatores Externo à Universidade; Aspectos Organizacionais; Material de Estudo; Vínculos e Professores – e quatro categorias para o segundo bloco - Aspectos pessoais; Organização pessoal para o estudo; Tempo e Sintomas. O estudo contribui para pontuar as dificuldades encontradas pelos alunos ingressantes no contexto da universidade e proporcionou melhor compreensão sobre a transição acadêmica.
Abstract: For many young people, joining the university is marked by a transition process characterized by several changes that both affect and influence their psychosocial - as well as their professional - development. This work aims to analyze the factors that have ultimately been influencing the student’s acclimation from high school up to his or her university life. Besides that, looked for identification of behavioral changes occurred because of this process of academic transition. The study was conducted through eight semi-structered interviews with students ranging from different courses. The collected data was analyzed using the approach of content analysis and categorized into two segments: a) Factors that have influenced the student’s adaptation on campus; b) Behavioral changes. The results highlighted seven (7) categories concentrated on a first block: Infrastructure; Information about the university and course; Factors external to the university; Organizational Aspects; Material of Study; Attachment and Professors — and four (4) categories concentrated on a second block: a) Personal aspects; b) Personal Planinng to the Studies; c) Time and d) Symptom. This work contributes to punctuate difficulties encountered by freshmen on campus and provide better understanding of the academic transition.
Descrição: PINHO, Ana Paula Moreno; DOURADO, Laís Carvalho; AURÉLIO, Rebeca Martins; BASTOS, Antonio Virgílio Bittencourt. A transição do ensino médio para a universidade: um estudo qualitativo sobre os fatores que influenciam este processo e suas possíveis consequências comportamentais. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 33-47, jan./jun. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17935
ISSN: 2179-1740(online)
0102-1222(impresso)
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_apmpinholcdouradormaurelio.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.