Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17954
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A sociologia de volta à escola: um balanço provisório
Autor(es): Silva, Ileizi Luciana Fiorelli
Palavras-chave: Entrevista;Trajetória profissional;Professora universitária
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Ciências Sociais
Citação: SILVA, I. L. F. (2014)
Resumo: Ileizi Luciana Fiorelli Silva Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (1991), Especialização, com a monografia A Educação pública como Política; Mestrado em Educação pela FE-USP (1998) com a dissertação Reforma ou contra-reforma no Sistema de Ensino Público do Estado do Paraná? Uma análise da meta da igualdade social nas políticas educacionais dos anos 90 e Doutorado em Sociologia pela FFLCH- USP (2006) com a tese Das fronteiras entre ciência e educação escolar - as configurações do ensino das Ciências Sociais, no estado do Paraná (1970-2002). Atualmente é professora efetiva no curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina. É coordenadora do Mestrado em Ciências Sociais e docente da Especialização em Ensino de Sociologia da mesma universidade. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia- LENPES e o Observatório da Educação (CAPES-Ciências Sociais da UEL). Tem experiência na área de Sociologia da Educação e Sociologia do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, política e currículos, sociologia no ensino médio. Desenvolve os projetos de pesquisa “O Ensino Médio no Brasil: análise comparativa das múltiplas desigualdades socioeducacionais nas microrregiões do Paraná”, “Por uma Sociologia das “Novas” e “Velhas” Formas de Evasão nas escolas públicas: estudo exploratório em três colégios do norte paranaense” e “As pesquisas sobre políticas educacionais e as Ciências Sociais: metodologias recorrentes no Brasil, no período de 1990 a 2000”. Danyelle Nilin Gonçalves Doutora em Sociologia e professora do Departamento de Ciências Sociais, Univerdade Federal do Ceará (UFC). Ao lado de Ileizi, participa da Comissão de Ensino de Sociologia da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Danyelle Nilin Gonçalves - Fale-nos sobre sua trajetória profissional, pesquisas e participações institucionais. Ileizi - Sou filha de uma professora de Português e Inglês da Educação Básica (denominada até 1996 de 1º. e 2º. Graus), a querida Margaret Fiorelli. Em termos de trajetória, não resta dúvida de que tenho uma herança de classe, gênero e profissão que orientaram minhas escolhas. Só fui saber disso no curso de Ciências Sociais, aprendendo sobre reprodução social com os pensadores clássicos e contemporâneos. Em 1985, iniciei o curso de Direito na UEL e em 1988 o curso de Ciências Sociais. Conclui em 1991 a licenciatura em Ciências Sociais. Ainda na graduação comecei a lecionar História, Geografia e OSPB-Organização Social e Política do Brasil como professora temporária em duas escolas públicas, uma em Cambé e outra em Londrina. Devo dizer que duas coisas me pegaram de jeito: as Ciências Sociais (que conheci nas aulas de Sociologia, ciência política e filosofia ainda no curso de Direito) e pesquisar e ensinar. Logo desenvolvi uma ambição de ser professora universitária...
Descrição: SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. A sociologia de volta à escola: um balanço provisório. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 45, n. 1, p. 277-284, jan./jun. 2014. Entrevista concedida a Danyelle Nilin Gonçalves.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17954
ISSN: 2318-4620
0041-8862
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_ilfsilva.pdf76,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.