Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17957
Título: As barracas de praia e a “civilização” do lazer: espaço urbano, poder e sociabilidade na Praia do Futuro
Autor(es): MACIEL, Wellington Ricardo Nogueira
Palavras-chave: Barracas de praia
Praia do futuro
Espaço urbano
Lazer
Sociabilidade
Data do documento: 2014
Editor: Revista de Ciências Sociais
Citação: MACIEL, W. R. N. (2014)
Resumo: A localização de grande número de barracas de praia (espécies de bares, restaurantes e casas de show à beira-mar) na Praia do Futuro e a maneira como seu limite é demarcado são aspectos importantes para compreender o lugar que esses espaços ocupam atualmente na dinâmica urbana de Fortaleza. Por um lado, sabe-se que ali é o lugar do lazer praiano mais divulgado e utilizado na Cidade. Por outro, esse lazer passou por uma diferenciação dos seus usos que resulta num fenômeno sociológico fundamental: a associação de sentido mais comum entre praia e barraca. A concentração e contiguidade de pontos de lazer num mesmo lugar lembra a ideia de mancha (MAGNANI, 2008). A “mancha de lazer” da Praia do Futuro compreende um conjunto de estabelecimentos comerciais que concorrem para marcar essa região, com a reunião de alguns elementos espaciais demarcadores, capazes de lhe conferir um “lugar próprio” (CERTEAU, 2003) no contexto de Fortaleza. No que diz respeito ao entendimento do conjunto de barracas de praia como um tipo de “mancha de lazer”, alguns de seus traços singulares merecem ser assinalados. É lá onde se reúnem as barracas de praia mais representativas e procuradas do gênero. Seus elementos arquitetônicos e de inovação de serviços ocupam hoje lugar privilegiado nas matérias jornalísticas e nos guias de praia2. Além disso, os símbolos que elas mobilizam são o aspecto mais eficiente de estabelecimento e sedimentação dos seus usos os quais não comportam ambiguidades. Sabe-se exatamente de que barraca se trata, quem as frequenta, as regras que as presidem, o que se pode ou não fazer no seu interior...
Descrição: MACIEL, Wellington Ricardo Nogueira. As barracas de praia e a “civilização” do lazer: espaço urbano, poder e sociabilidade na Praia do Futuro. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 45, n. 1, p. 187-219, jan./jun. 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17957
ISSN: 2318-4620
0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_wrnmaciel.pdf207,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.