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Título: Análise da Produção Bibliográfica sobre Problem-Based Learning (PBL) em quatro periódicos selecionados
Título em inglês: Production analysis of literature on problem -based learning (pbl ) in four selected journals
Autor(es): Cavalcante, Ana Neiline
Orientador(es): Lira, Geison Vasconcelos
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação Médica
Data do documento: 2016
Citação: CAVALCANTE, A. N. (2016)
Resumo: O presente trabalho se trata de uma revisão integrativa com o objetivo de analisar as características bibliométricas da produção científica empírica sobre PBL em periódicos de referência em Educação Médica no Brasil e no Mundo de 2005 a 2014, e recomendar direcionamentos para futuras pesquisas. Dos artigos do corpus, foram extraídos os seguintes dados: Ano de Publicação, Cenário do Estudo, Objetivos do Estudo, Tipo de Estudo, Principais Conclusões e Diretrizes para Pesquisas Futuras assinaladas pelos autores. No que concerne aos artigos publicados nos três periódicos internacionais, observamos que tiveram por cenário Escolas Médicas de todos os continentes, sendo que n=6 estudos eram multicêntricos. Quando analisamos os dados referentes à distribuição dos estudos nacionais entre os Estados, podemos ver que os mesmos se concentram nas regiões Sul e Sudeste. No que se refere aos objetivos dos estudos analisados, observamos que há uma predominância na busca da efetividade do PBL, ou seja, nos resultados, em termos de desempenho, seja na formação ou na prática médica, dos alunos que são submetidos a esse método, e em termos de comparação entre esses resultados e aqueles obtidos com os métodos tradicionais. Quanto à tendência da quantidade de artigos sobre PBL publicados nos últimos 10 anos, observamos uma significativa redução da quantidade de artigos publicados nos três periódicos internacionais de 2005 a 2010. No caso do periódico nacional, nossos dados sugerem que a produção científica sobre PBL no Brasil ainda é incipiente. No que se refere aos métodos de pesquisa utilizados nos estudos publicados nos quatro periódicos selecionados, observamos a predominância dos métodos quantitativos, com predomínio do Survey (n=26). As principais conclusões dos estudos seguem a mesma linha dos objetivos. Elas mostram os resultados positivos do PBL tanto na formação médica quanto em suas repercussões para a prática profissional. Quanto às diretrizes para futuras pesquisas, vemos que há uma inclinação para a realização de mais estudos que investiguem a efetividade do PBL, assim como mais estudos comparativos. Em conclusão podemos dizer que a pesquisa sobre PBL ainda é incipiente, ainda precisamos avançar na realização de mais estudos que busquem responder a questões mais teorico-metodológicas e epistemológicas do método. Sem deixar de observar a qualidade das pesquisas que estão sendo realizadas, pois quanto mais qualidade tiverem melhor irão subsidiar a tomada de decisões. Um dado bem promissor é o PBL tem despertado o interesse de pesquisadores mundo fora. Isso mostra que o método, apesar de seus rigorosos passos, pode se adaptar a diversas culturas e contatos educacionais diferentes. No entanto, não podemos deixar de citar as limitações desse estudo, visto que, para viabilizar a pesquisa, 6 tivemos que reduzir as buscas a alguns periódicos, além de fazer um corte temporal de 10 anos. Dessa forma recomenda-se a realização de pesquisa que englobem mais periódicos e em um espaço de tempo maior. Assim será possível se traçar um panorama mais completo das publicações sobre PBL
Abstract: The present study is an integrative review. The aim was analyze the bibliometric characteristics of empirical scientific literature on PBL in reference journals in medical education in Brazil and in the world from 2005 to 2014, and recommend directions for future research. The following data were extracted: Publication Year, Study Scenario Study Goals, Study Type, Key Findings and Directions for Future Research indicated by the authors. Regarding the articles published in three international journals, we found that had the Medical Schools scenario from all continents, where n = 6 studies were multicentric. when we analyze the data on the distribution of national studies among states, we can see that they are concentrated in the South and Southeast. As regards the objectives of the studies analyzed, we observed that there is a predominance in the pursuit of effectiveness of PBL, ie the results in terms of performance, whether in training or medical practice, students who are subjected to this method, and in terms of comparison between these results and those obtained with traditional methods. As the trend in the number of articles on PBL published in the last 10 years, we observed a significant reduction in the number of articles published in three international journals from 2005 to 2010. In the case of national periodical, our data suggest that the scientific literature on PBL in Brazil it is still incipient. As regards the research methods used in the studies published in the four selected journals, noted the predominance of quantitative methods, with a predominance of Survey (n = 26). The main conclusions of the studies follow the same line of goals. They show the positive results of both PBL in medical education and in their implications for professional practice. The guidelines for future research, we see that there is an inclination to carry out further studies to investigate the effectiveness of PBL, as well as more comparative studies. In conclusion we can say that research on PBL is still in its infancy, we still need to move forward in further studies that seek to answer more theoretical and methodological issues and epistemological method. While observing the quality of research being carried out, because the more quality have better will support decision-making. A very promising given is the PBL has aroused the interest of researchers outside world. This shows that the method, despite its rigorous steps, can adapt to different cultures and different educational contacts. However, we can not fail to mention the limitations of this study, since, to enable the research we had to reduce the search to some journals, in addition to a temporary cut of 10 years. Thus it is recommended to conduct research covering more regular and a long space. So it will be possible to draw a more complete picture of publications on PBL
Descrição: CAVALCANTE, A. N. Análise da Produção Bibliográfica sobre Problem-Based Learning (PBL) em quatro periódicos selecionados. 102 f. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17975
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