Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17994
Título: Aristófanes e Platão: a justiça na pólis
Autor(es): POMPEU, Ana Maria César
Orientador(es): TORRANO, José Antonio Alves
Palavras-chave: Cavaleiros
Nuvens
Vespa
Paz
Lisístrata
Aves
Data do documento: 2004
Editor: Universidade de São Paulo
Citação: POMPEU, A. M. C.; TORRANO, J. A. A. (2004)
Resumo: Nossa tese consiste no estudo da comédia de Aristófanes, que é a expressão legítima da cidade democrática da Grécia clássica, confrontada com a República de Platão, considerada a maior obra de filosofia política de todos os tempos (cf. Strauss, 1978, p. 62)1Tal exercício de comparação deve aprimorar o entendimento da comédia de Aristófanes, e mesmo da filosofia de Platão. Pois os dois autores ora estudados foram grandes pensadores gregos, que fizeram a leitura crítica da literatura que herdaram: a da Grécia clássica. Platão, sendo posterior a Aristófanes, também foi leitor crítico de sua obra. Nesta introdução temos primeiro uma sinopse do estudo que se vem fazendo sobre as semelhanças formais e de temas existentes nas obras de Aristófanes e Platão, já selecionando dados interpretativos para o nosso estudo. Em seguida, falaremos do método que aplicaremos para a nossa investigação...
Descrição: POMPEU, Ana Maria César. Aristófanes e Platão: a justiça na pólis. 2004. 169f. – Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas, São Paulo (SP), 2004.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17994
Aparece nas coleções:DLE - Teses defendidas em outras instituições

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_tese_amcpompeu.pdf674,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.