Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18004
Título: Da educação à política: Mário Palmério, um mito no interior mineiro
Autor(es): SOUZA, Fábio Dias de
Palavras-chave: Uberaba
Educação
Mário Palmério
Data do documento: 2014
Editor: Revista de Ciências Sociais
Citação: SOUZA, F. D. (2014)
Resumo: Uberaba, cidade do interior de Minas Gerais, foi palco de curiosas transformações na década de 1920. Centro político da região do Triângulo Mineiro, perdeu prestígio e influência pela interrupção do processo de modernização. A partir de 1940, uma ideia propagou-se entre alguns cidadãos: a recuperação da cidade como centro promissor. Com o apoio da mídia e dos principais personagens da cidade mineira, iniciou-se então, uma encenação, com o intuito de seduzir a população, obtendo apoio ao mesmo tempo em que apresentavam quem seriam os líderes daquele “projeto” que transformaria Uberaba, novamente, em uma “cidade próspera, dinâmica e civilizada”, povoando, assim, o imaginário das pessoas com o que havia de mais chique e elegante à época e, beneficiando-se de mútuos elogios publicados na imprensa local, firmavam, dessa maneira, os símbolos de suas posições sociais. Em meio a esse cenário, Mário Palmério – professor, futuro político e escritor, membro de estimada família da cidade – destaca-se por sua capacidade profissional e, principalmente, pelo domínio no manejo dos símbolos que o ajudaram a engrandecer seu status social, conduzindo-o a eleger-se deputado federal, mais tarde reconhecido nacionalmente como autor do romance Vila dos Confins (1956). O livro é estruturado em duas partes. Na primeira, investiga-se o prestígio da família Palmério, os estudos e trajetórias profissionais de Mário, e seu status social sob a influência do pai e dos irmãos, chamando-se a atenção para o fato de Mário Palmério haver conseguido criar diversos estabelecimentos de ensino em menos de dez anos. Também mostram-se os artifícios utilizados na busca por prestígio social. A segunda parte procura apresentar o contexto histórico na época do pós-guerra e o crescimento político de Mário Palmério, que se apropriou de elementos da cultura regional para efetuar sua campanha política...
Descrição: SOUZA, Fábio Dias de. Resenha. Da educação à política: Mário Palmério, um mito no interior mineiro. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 45, n. 1, p. 287-292, jan./jun. 2014. Resenha de: FONSECA, André Azevedo da. A construção do mito Mário Palmério: um estudo sobre a ascensão social e política do autor de Vila dos Confins. São Paulo: Editora da UNESP, 2012, 306p.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18004
ISSN: 2318-4620
0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_fdsouza.pdf66,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.