Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18007
Título: Hannah Arendt: uma leitora de Maquiavel
Autor(es): COELHO, Maria Francisca Pinheiro
Palavras-chave: Hannah Arendt
Pluralidade
Liberdade
Política
Data do documento: 2014
Editor: Revista de Ciências Sociais
Citação: COELHO, M. F. P. (2014)
Resumo: O interesse pela obra de Hannah Arendt provém, comumente, de sua reflexão sobre a política como o espaço da pluralidade e da liberdade. Viver como ser distinto entre iguais constitui a premissa de seu pensamento político. A pluralidade é a condição da ação humana “pelo fato de sermos todos os mesmos, isto é, humanos, sem que ninguém seja exatamente igual a qualquer pessoa que tenha existido, exista ou venha a existir” (ARENDT, 1987, p. 16). E por ser a ação a atividade política por excelência, a esfera pública, o espaço comum compartilhado, pressupõe a liberdade. O preceito da liberdade foi criado ao mesmo tempo em que o homem: “A liberdade, como a capacidade interior do homem, equivale à capacidade de começar, do mesmo modo que a liberdade política equivale a um espaço que permita o movimento entre os homens” (1989a, p. 525). A política é uma maneira ampliada de pensar: pensar com o outro e no lugar de todos os outros. O poder corresponde à capacidade humana não somente de agir, mas agir de comum acordo. A violência se distingue do poder por ser uma ação instrumental e, por isso mesmo, precisa de justifi cativa. Com base nesses conceitos, como explicar o interesse tão grande de Hannah Arendt pela obra de Maquiavel e sua frequente interlocução com o pensamento do autor? Como entender a conexão do pensamento de uma autora tão preocupada com a dimensão libertária da política com Maquiavel, cuja compreensão da política se vincula à conquista e manutenção do poder? O presente trabalho procura se reportar à recepção de Maquiavel no pensamento de Hannah Arendt. A partir das referências de Arendt ao autor e da interpretação de suas ideias, tenta-se aqui reconstruir os elos do diálogo entre ambos...
Descrição: COELHO, Maria Francisca Pinheiro. Hannah Arendt: uma leitora de Maquiavel. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 45, n. 2, p. 103-122, jul./dez. 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18007
ISSN: 2318-4620
0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_mfpcoelho.pdf238,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.