Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18010
Título: A dialética do desejo e o conflito no republicanismo de Maquiavel
Autor(es): MENEZES, Marilde Loiola de
Palavras-chave: Claude Lefort
Maquiavel
República Romana
Marxismo
Weberiano
Data do documento: 2014
Editor: Revista de Ciências Sociais
Citação: MENEZES, M. L. (2014)
Resumo: Claude Lefort é considerado um dos mais célebres leitores de Maquiavel. Seus estudos sobre o autor convivem com a interpretação política hegemônica dos anos sessenta do século XX, que, de forma simplificada, situava-se em torno de duas grandes correntes: os marxistas e os weberianos. Para os marxistas, os conflitos sociais da modernidade poderiam ser explicados através da história das relações de produção. Para os weberianos, a modernidade não poderia ser analisada somente pela instância econômica visto que outros fatores culturais, religiosos não podem ser negligenciados da análise histórico-social. Nesse universo intelectual, Lefort extrai da obra do autor florentino a seguinte tese: longe de ser acidental ou contingencial para Maquiavel, os conflitos sociais, o confronto de interesses e de valores irreconciliáveis constituem-se os principais fundamentos da liberdade e da sociedade política. Em Maquiavel, essa oposição irreconciliável identificada pelo desejo dos Grandes de comandar e oprimir e o desejo do povo refratário à dominação expressa o núcleo não decomposto, isto é, irredutível, da sociedade política. Tendo como referência analítica a dialética do desejo, explorada por Lefort nos Discorsi, este artigo demonstra que o sonho iluminista de uma sociedade reconciliada, isenta de conflito, significaria, para Maquiavel, a eliminação da liberdade e do jogo das forças sociais da sociedade política.
Descrição: MENEZES, Marilde Loiola de. A dialética do desejo e o conflito no republicanismo de Maquiavel. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 45, n. 2, p. 65-81, jul./dez. 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18010
ISSN: 2318-4620
0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_mlmenezes.pdf226,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.