Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18011
Título: Maquiavel na soleira da modernidade
Autor(es): Nascimento, Paulo
Adamec, Martin
Palavras-chave: Nicolau Maquiavel
Ciências sociais
Max Weber
Estado moderno
Data do documento: 2014
Editor: Revista de Ciências Sociais
Citação: NASCIMENTO, P.; ADAMEC, M. (2014)
Resumo: O propósito deste artigo é discutir o caráter e significado modernos da obra e pensamento de Nicolau Maquiavel. Atentando para dois de seus principais escritos, O Príncipe e os Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio, buscaremos identificar e interpretar pontos de contato e referência com um dos paradigmas mais influentes nas ciências sociais do século XX: a sociologia de Max Weber. O intuito é analisar em que medida a modernidade e o Estado moderno, como tipos ideais, podem ser contextualizados a partir da obra de Maquiavel. Antes, entretanto, de aferir a modernidade ou não de sua obra segundo um prisma contemporâneo, mostra-se essencial contrastar o pensamento de Maquiavel com desenvolvimentos anteriores – antigos e medievais. Afinal, apenas desse modo conseguiremos apreciar não apenas as rupturas, mas também as continuidades que permeiam seus estudos políticos...
Descrição: NASCIMENTO, Paulo; ADAMEC, Martin. Maquiavel na soleira da modernidade. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 45, n. 2, p. 83-101, jul./dez. 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18011
ISSN: 2318-4620
0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_pnascimentomadamec.pdf236,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.