Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18014
Título: O poder (in)visível da violência sexual: abordagens sociológicas de Pierre Bourdieu
Autor(es): VIANA, Alba Jean Batista
SOUSA, Eduardo Sérgio Soares
Palavras-chave: Pierre Bourdieu
Violência sexual
Poder
Dominação
Violência simbólica
Data do documento: 2014
Editor: Revista de Ciências Sociais
Citação: VIANA, A. J. B.; SOUSA, E. S. S. (2014)
Resumo: Neste trabalho, procuramos estabelecer a discussão de aspectos da violência de gênero para o plano simbólico, a fim de ressaltar os valores, significados e ideologias presentes no poder simbólico e que perpassam as dimensões do universo imaginário e se confrontam no cotidiano dos agentes sociais femininos em situação de violência sexual. O presente estudo tem por objetivo analisar a dimensão simbólica da violência sexual contra as mulheres com base nos conceitos de “poder” e “dominação” do referencial teórico de Pierre Bourdieu. A pesquisa realizou-se a partir de um levantamento bibliográfico em periódicos indexados na base SciELO. Os descritores utilizados foram poder simbólico, poder e dominação, violência de gênero, violência sexual e violência simbólica. Para tanto, partimos da perspectiva teórica de que a violência sexual perpetrada contra a mulher se origina nas relações de poder e dominação, sobrevindas das construções sociais de gênero interiorizadas que privilegiam o masculino. O material empírico de que nos valemos adveio de observações registradas nos atendimentos realizados por um serviço público de referência na atenção às mulheres em situação de violência sexual no estado da Paraíba. Realizamos, assim, recortes nos registros feitos por profi ssionais, nos prontuários e livros de ocorrências; demos atenção especial às descrições das violências sofridas pelas mulheres. A escolha metodológica teve como propósito estender o olhar para além da violência sexual e estabelecer o diálogo para o entendimento da dimensão cultural e simbólica, que embora não seja vista como violência por muitos agentes sociais, também representa manifestação de violência. Após as análises e interpretações, foi possível realizar uma aproximação crítica dos autores com o objeto de estudo e construir a síntese integradora do assunto...
Descrição: VIANA, Alba Jean Batista; SOUSA, Eduardo Sérgio Soares. O poder (in)visível da violência sexual: abordagens sociológicas de Pierre Bourdieu. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 45, n. 2, p. 155-183, jul./dez. 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18014
ISSN: 2318-4620
0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_ajbvianaesssousa.pdf287,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.