Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18038
Título: Dom Casmurro em inglês: tradução, visibilidade e crítica
Autor(es): FREITAS, Luana Ferreira
Palavras-chave: Escrita artesanal
Apresentação dos personagens
Dom Casmurro em inglês
Melancolia
Ironia
Data do documento: 2012
Editor: Gráfica e Editora Copiart
Citação: FREITAS, L. F. (2012)
Resumo: Ingressando na carreira literária com um poema em 1855, com apenas 16 anos, Machado de Assis escreve crítica, romances, contos, poesia, teatro e crônicas ao longo de cinco décadas dedicadas à literatura interrompidas pela sua morte, em 1908, ano do lançamento de Memorial de Aires. A perseverança, a autocrítica, o trabalho, as leituras e as experimentações incessantes são marcas da sua produção literária. Essa empresa cuidadosa e consciente leva Machado a “uma obra definida por uma linha ascendente uniforme, em consonância com a conduta, com o prestígio, o respeito e admiração de que se fez merecedor.” (Candido e Castello 2001, p. 299). Apesar do reconhecimento gozado em vida, no Brasil, já a partir dos cinquenta anos, Machado foi quase que totalmente ignorado no exterior: “À glória nacional quase hipertrofiada, correspondeu uma desalentadora obscuridade internacional” (Candido, 1970, p. 17)...
Descrição: FREITAS, Luana Ferreira. Dom Casmurro em inglês: tradução, visibilidade e crítica. In: FREITAS, Luana Ferreira de; GUERINI, Andréia; COSTA, Walter Carlos. (Orgs.). Machado de Assis tradutor e traduzido.Tubarão: Gráfica e Editora Copiart, 2012, p. 75-86.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18038
Aparece nas coleções:DLE - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_capliv_lffreitas.pdf122,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.