Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18073
Título: Desenvolvimento e produção inicial da figueira, submetida a diferentes freqüências de irrigação e doses de nitrogênio, via fertirrigação
Título em inglês: Development and initial production of the fig tree, under different irrigation frequencies and different levels of nitrogen
Autor(es): Ferreira, Tony Thiago Souza
Orientador(es): Miranda, Fábio Rodrigues de
Palavras-chave: Irrigação e drenagem
Ficus carica L
Fertirrigação
Produção
Cultivo e desenvolvimento
Fertigation
Data do documento: 2009
Citação: FERREIRA, T. T. S. (2009)
Resumo: O trabalho de pesquisa foi desenvolvido na área experimental da agroempresa Figood - Produção de Produtos Agrícolas Ltda., no Distrito de Irrigação Jaguaribe-Apodi (DIJA), em Limoeiro do Norte, Ceará, no período de julho a dezembro de 2008 e consistiu de dois experimentos. No experimento I os tratamentos consistiram de cinco frequencias de aplicação da irrigação: F1- lâmina total aplicada pela manhã; F2 - lâmina total aplicada pela tarde; F3- 50% da lâmina aplicada pela manha e 50% aplicada pela tarde; F4 - 1/3 lâmina aplicado pala manhã, 1/3 meio-dia, 1/3 aplicada pela tarde; F5 – lâmina total acumulada aplicada a cada dois dias. No experimento II os tratamentos consistiram de cinco doses de adubação nitrogenada, aplicada via fertirrigação, definidos a partir da recomendação de adubação fazenda e pela análise de solo, em doses crescentes que variaram de 50, 75, 100, 125 e 150% da recomendação de adubação. O delineamento experimental dos dois experimentos foi em blocos ao acaso, com cinco tratamentos e quatro repetições. Nos dois experimentos, foram avaliadas as seguintes variáveis: altura de planta, diâmetro do caule, comprimento dos ramos, peso dos frutos, número de frutos por planta, diâmetro de frutos e produtividade. No experimento I as médias de peso de frutos variaram entre 52,81 a 59,05 g. No experimento II as médias de peso de frutos variaram entre 40,00 a 63,50 g. Observou-se ainda uma relação direta entre número de frutos por planta e a produtividade da figueira. As diferentes frequencias de irrigação aplicadas no período de 0 a 190 dias após a primeira poda de produção da figueira, cultivar Roxo de Valinhos, não influenciaram significativamente (p>0,05) as variáveis altura de planta, diâmetro do caule, comprimento dos ramos, número de frutos por planta, diâmetro do fruto, peso do fruto e produtividade. A aplicação de diferentes doses de nitrogênio, via fertirrigação, no período de 0 a 190 dias após a primeira poda de produção da figueira cultivar Roxo de Valinhos não influenciou significativamente (p>0,05) as variáveis altura de planta, diâmetro do caule, comprimento dos ramos, número de frutos por planta, diâmetro do fruto, peso do fruto e produtividade.
Descrição: FERREIRA, Tony Thiago Souza. Desenvolvimento e produção inicial da figueira, submetida a diferentes freqüências de irrigação e doses de nitrogênio, via fertirrigação. 2009. 47 f. Dissertação (Mestrado em engenharia agrícola)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18073
Aparece nas coleções:PPGENA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_dis_ttsferreira.pdf811,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.