Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18088
Título: Des investimento figurativo e efeito de realidade no filme Dogville
Título em inglês: Figurative disinvestment and effect of reality in the film Dogville
Autor(es): D'ippolito, Rachel de Morais
Orientador(es): Saraiva, José Américo Bezerra
Palavras-chave: Syncretism
Effect of reality
Sincretismo (Linguística)
Dogville (Filme) – Análise do discurso
Dogville (Filme) – Crítica e Interpretação
Dogville (Filme) – Metalinguagem
Data do documento: 2016
Citação: D'ippolito, R. M.; SARAIVA, J. A. B. (2016)
Resumo: Nesta dissertação, apropriamo-nos da base teórica da Semiótica Francesa para depreender como as diferentes linguagens que compõem o filme Dogville se articulam e contribuem para a construção do sentido e para a produção do efeito de realidade nesse texto fílmico. Esse tipo de texto se caracteriza pela pluralidade de linguagens cujas categorias do plano da expressão se relacionam para produzir um único conteúdo. Assim, para atingir nosso objetivo, partimos do conceito de sincretismo proposto por Hjelmslev (1975), Greimas e Courtés (2011) e das contribuições teóricas de Floch (1986) sobre o semissimbolismo. Em seguida, utilizamo-nos do percurso gerativo do sentido centrando a nossa atenção sobre o nível discursivo da narrativa fílmica de Dogville, para depreender como os procedimentos da ordem da Sintaxe Discursiva se articulam com os mecanismos de tematização e figurativização para a produção do sentido e efeito de realidade. Por fim, descrevemos, com base em Bertrand (2003), como as figuras que compõem o universo figurativo da narrativa se apresentam e contribuem para a impressão referencial por parte do espectador, tendo em vista que o plano visual desse filme apresenta um desinvestimento figurativo que lhe confere uma “estética teatral”. Quanto aos resultados, observamos que o desinvestimento figurativo que caracteriza o filme Dogville constitui uma opção do enunciador para chamar a atenção do espectador para conteúdos de natureza temática. Nesse processo de desadensamento de figuras, o sincretismo de linguagens contribui sobremaneira para a apreensão do efeito de realidade pelo espectador já que seus elementos constituintes nos ajudam a compor essas lacunas que são deixados pelo plano visual, levando-nos à identificação das isotopias presentes e à compreensão da narrativa.
Abstract: In this dissertation, we use the theoretical basis of French Semiotics to understand how the different languages that form the film Dogville articulate and contribute for the construction of meaning and for the production of the effect of reality in this filmic text. This kind of text contains language plurality which categories of the expression plan are combined to produce a unique meaning. Thus in order to achieve our objectives, we start with the concept of syncretism proposed by Hjelmslev (1975), Greimas and Courtés (2011) and the theoretical contributions of Floch (1986) about Semisymbolism. Next, we follow the route of the generative process in meaning focusing our attention on the discourse level of the narrative of the film Dogville to understand how the procedures of discursive syntax articulate the mechanisms of themes and figures in order to produce the meaning and the effect of reality. Finally, we describe, based on Bertrand (2003) how the figures that form the figurative universe of the narrative present and contribute to referential illusion relative to the spectator, taking in the consideration that the visual plan of this film presents a figurative disinvestment that provides a theatrical appearance. Regarding the results, we´ve observed that the figurative disinvestment that characterizes the film Dogville is an option of the enunciator to draw the attention of the viewer for its thematic contents. In this process, the syncretism of languages contributes to referential illusion once its elements help us to fill the gaps left by the visual plan, leading us to identify the present isotopies and to understand the narrative.
Descrição: D'IPPOLITO, Rachel de Morais. Des investimento figurativo e efeito de realidade no filme Dogville. 2016. 121f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18088
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_rmdippolito.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.