Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18102
Título: Cidade: produção de espaços, formas de controle e conflitos
Autor(es): TELLES, Vera da Silva
Palavras-chave: São Paulo
Exclusão-inclusão
Centro e periferia
Estudos urbanos
Data do documento: 2015
Editor: Revista de Ciências Sociais
Citação: TELLES, V. S. (2015)
Resumo: São Paulo, doze milhões e oitocentos mil habitantes (18 milhões na região metropolitana), espalhados em uma superfície a perder de vista. No correr dos últimos anos, desenhou-se um cenário muito contrastado, muito heterogêneo, em que, mesmo os bairros populares, situados nas expansivas periferias urbanas, são muito diferenciados internamente. É um cenário que torna inoperantes as grades de análise consagradas nos estudos urbanos, em grande parte regidas pelas noções de segregação urbana e exclusão social. Não se trata de dizer que os problemas indicados por essas noções tenham deixado de existir; muito pelo contrário. Mas, as oposições binárias que essas noções carregam (exclusão-inclusão; dentro e fora, centro e periferia) não mais dão conta dessas realidades multifacetadas. De uma maneira geral, seria possível dizer que, nos últimos anos, vem se desenhando novas fronteiras sociais e territoriais, legais e políticas, seguindo os traços das mudanças engendradas pelos circuitos globalizados da economia urbana, bem como pelas redefinições dos modos de governo da cidade e seus espaços. É um cenário desenhado por territorialidades urbanas de contornos incertos, atravessadas por conflitos e campos de tensão espalhados por todos os lados, mas que se configuram em torno dos pontos de fricção postos pelas tendências de uma crescente mercantilização de espaços, lugares, vidas e forma de vida, no seu entrecruzamento com formas de controle e a lógica militarizada de gestão de espaços e territórios urbanos...
Descrição: TELLES, Vera da Silva. Cidade: produção de espaços, formas de controle e conflitos. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 46, n. 1, p. 15-41, jan./jun. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18102
ISSN: 2318-4620
0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_vstelles.pdf275,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.