Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18110
Título: O dilema multicultural
Autor(es): BENEVIDES, Mário Henrique Castro
Palavras-chave: Antropologia
O dilema multicultural
Pluralismo
Data do documento: 2015
Editor: Revista de Ciências Sociais
Citação: BENEVIDES, M. G. H. (2015)
Resumo: A curiosidade antropológica acerca do miscível e o imiscivel culturais nos lembra Geertz (2003); reside, pelo menos no início, na longa trajetória das interpretações nascidas no (ou por causa do) mundo europeu – interpretações sobre encontros e sobre as resistências dos Outros para com o ser-e-fazer do Ocidente. É importantíssimo, contudo, afirmar que temas como o multiculturalismo das existências e o pluralismo de sentidos e falas, vem despertando lugar e mitologia dentro do desenvolvimento de antropologias não européias, como um fôlego filosófico que reside na vontade de pensar as diferenças e as convivências destas sem ingenuidades ou esquematizações inócuas. O livro de Lorenzo Macagno enquadra-se neste esforço de respiração. Em O dilema multicultural temos um passeio analítico cujos fundamentos apontam longas viagens de observação: uma série de inserções e ampliações na e da experiência de pensar as conexões culturais e seus usos conceituais pela pesquisa social. O trabalho nos apresenta, em um primeiro resumo, um conjunto de tratamentos e apontamentos sobre ideias centrais do debate antropológico e sobre os limites das mesmas quando confrontadas com a prática histórica presente e dos universos sociais. Macagno traz aqui sua ampla experiência nos estudos do pensamento antropológico e suas relações com os cenários coloniais e os mundos por eles afetados. O autor estabelece a busca por uma discussão das vivências e sobrevivências do multiculturalismo, dentro de uma problemática a ele associadadas e nele presentes – organicamente ou não. O livro reúne seis ensaios, cujos temas e abordagens prometem unidade dialógica, sondando mais de uma relação entre o político e o cultural. Relações essas que vão das falas de chefes de Estado europeus e suas implicações no debate a respeito e contra o multiculturalismo, até a difícil investida teórico-crítica acerca dos horizontes recentes de inferências sobre a África e seus próprios dilemas, pluralizados em sua própria diversidade continental...
Descrição: BENEVIDES, Mário Henrique Castro. O dilema multicultural. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 46, n. 2, p. 287-292, jul./dez. 2015. Resenha de: MACAGNO, Lorenzo G. O dilema multicultural. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná; Rio de Janeiro: Graphia, 2014, 303p.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18110
ISSN: 2318-4620
0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_mhcbenevides.pdf158,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.