Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18116
Título: Um ambiente para geração de cenários de testes para linhas de produtos de software sensíveis ao contexto
Título em inglês: An environment for the generation of test scenarios for software product lines context sensitive
Autor(es): Santos, Ismayle de Sousa
Orientador(es): Andrade , Rossana Maria de Castro
Coorientador(es): Santos Neto, Pedro de Alcantâra dos
Palavras-chave: Ciência da Computação
Teste de software
Caso de Uso
Linha de produto de software
Software testing
Use Case
Software Product Line
Engenharia de software
Software - Testes
Data do documento: 2013
Citação: SANTOS, I. S. (2013)
Resumo: Uma Linha de Produto de Software Sensível ao Contexto (LPSSC) é uma linha de produto para o desenvolvimento de aplicações sensíveis ao contexto, que alteram dinamicamente o comportamento ou que proveem serviços com base em informações de contexto. Nesse cenário, a atividade de testes precisa lidar ao mesmo tempo com as peculiaridades das aplicações finais, que são sensíveis ao contexto, e com o paradigma de desenvolvimento em linha de produto. Mediante a complexidade envolvida nos testes de uma LPSSC, é fundamental a existência de métodos ou ferramentas de suporte a essa atividade, especialmente com a intenção de criar testes a partir dos requisitos da linha. O objetivo dessa geração precoce dos testes é permitir a identificação e correção dos defeitos nos estágios iniciais de desenvolvimento. Dessa forma, esta dissertação tem por objetivo propor um ambiente de geração de cenários de testes para uma LPSSC que utiliza especificações textuais de casos de uso com informações de contexto e que possibilita a reutilização dos testes. Este ambiente é constituído pela proposta de um método de geração de cenários de testes, de um template para especificação textual de casos de uso de uma LPSSC e de uma ferramenta de apoio. O método utiliza como base especificações textuais de casos de uso com informações sobre: funcionalidade, variabilidade da linha, e como o contexto afeta os produtos finais. O ambiente também contém o template para caso de uso que fornece suporte ao uso do método e a ferramenta de apoio, que permite a modelagem de casos de uso segundo esse template e implementa o método proposto. Com a intenção de verificar os benefícios do ambiente, proposto nesta dissertação, quanto a geração de cenários de testes para uma LPSSC, conduziu-se uma avaliação preliminar na forma de experimento controlado. Baseado nos resultados coletados nessa avaliação percebeu-se que: o template favorece o entendimento de um caso de uso de uma LPSSC; o método favorece a criação de um conjunto de testes com uma maior cobertura para uma LPSSC, se comparado a criação de testes de forma não sistemática; e a ferramenta representa um suporte necessário.
Abstract: A Context-Aware Software Product Line (CASPL) is a product line for developing context-aware applications, which dynamically change their behavior or provide services based on context information. With this kind of line, the productivity can be increased and the development costs of the context-aware application can be cut down. In this scenario, the testing activity needs to deal with the peculiarities of both context-aware applications and the product line development paradigm. Through the complexity involved in testing a CASPL is essential to have methods or tools for supporting this activity, especially with the goal of creating tests from requirements. The aim of this early testing generation is to identify and fix the defects in the early stages of development. Therefore, this work aims to propose an environment for generating test scenarios for a CASPL that takes into account the presence of context information and seeks to maximize the testing reuse. This environment consists of a testing scenario generation method, a template for textual use case specification and a support tool. The method uses as input textual use cases especifications with information about: funcionality, variability, and how the context afect the final products. The environment also has a use case template that supports the use of the method and a tool support, which allows the modeling of use cases according to this template and implements the proposed method. In order to verify the benefits of the environment as a way to testing generation for a Context-Aware Software Product Line, an assessment in the form of controlled experiment is conducted. Based on the collected results, it is observed that: the use of the template makes easy the understanding of a Context-Aware Software Product Line use case; the method favors the creation of a set of tests with higher coverage than a non-systematic testing generation; and the tool is the necessary support for the method
Descrição: SANTOS, Ismayle de Sousa. Um ambiente para geração de cenários de testes para linhas de produtos de software sensíveis ao contexto. 2013. 135 f. : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Departamento de Computação, Fortaleza-CE, 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18116
Aparece nas coleções:DCOMP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_dis_issantos.pdf3,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.