Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18122
Título: The politics of climate change
Autor(es): MAIA, Juliana Capra
Palavras-chave: Mudança climática
Aquecimento global
Eventos geofísicos
Data do documento: 2015
Editor: Revista de Ciências Sociais
Citação: MAIA, J. C. (2015)
Resumo: Sociólogo britânico nascido em Edmonton, norte de Londres, Anthony Giddens publicou mais de trinta livros a respeito de díspares temáticas, tais como: teoria sociológica clássica, nacionalidade e nacionalismo, estrutura de classes, divisão do trabalho, globalização, sexualidade e família. Educado na University of Hull e na London School of Economics, Anthony Giddens atuou como assessor do Primeiro Ministro britânico trabalhista, Tony Blair. Além disso, prestou consultoria para líderes políticos australianos, asiáticos e latino-americanos. O livro The politics of climate change foi publicado em inglês no ano de 2009, pela editora britânica Polity. A tradução para a língua portuguesa, intitulada “A política da mudança climática”, foi publicada em 2010, pela editora Zahar. O objetivo do livro é apresentar uma abordagem ampla e multissetorial acerca das políticas de mitigação e de adaptação às mudanças climáticas, problema que constitui um dos principais eixos da agenda internacional do século XXI. E para além da questão ambiental, Giddens chama a atenção para o papel do Estado, dos organismos multilaterais, das organizações não governamentais e dos próprios indivíduos no enfrentamento do aquecimento global. O primeiro dos nove capítulos em que o livro de Giddens está dividido intitula-se “Climate change: risk and danger”. Aqui, o autor apresenta alguns conceitos indispensáveis às reflexões acerca das mudanças climáticas: efeito estufa, gases de efeito estufa (GEE), eventos geofísicos globais (GGEs), e sequestro de carbono. Igualmente, introduz o leitor nas discussões científicas mais polêmicas a respeito das mudanças climáticas, dentre as quais a correlação entre emissões de GEE e o aquecimento generalizado das temperaturas médias ao redor de todo o globo terrestre, e a correlação entre o aquecimento global e a ocorrência de grandes catástrofes naturais, inclusive os GGEs (explosões vulcânicas, tsunamis, terremotos, tufões, entre outras). Ainda no capítulo 01, Giddens apresenta a manifestações dos – minoritários – céticos que, em síntese, duvidam do aquecimento global e qualificam o último quarto de século como uma nova era de superstições e messianismo, alimentada pelo Intergovernamental Panel on Climate Change (IPCC)...
Descrição: MAIA, Juliana Capra. The politics of climate change. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 46, n. 2, p. 293-300, jul./dez. 2015. Resenha de: GIDDENS, Anthony. The politics of climate change, Cambridge/UK: Polity, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18122
ISSN: 2318-4620
0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_lcmaia.pdf167,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.