Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18158
Título: Gestão com pessoas e subjetividade
Autor(es): TUPINAMBÁ, Antonio Caubi Ribeiro
FEITOSA, Raquel Libório
Palavras-chave: Subjetividade
Gestão de pessoas
Gestão organizacional
Data do documento: 2015
Editor: Revista de Ciências Sociais
Citação: TUPINAMBÁ, A. C. R.; FEITOSA, R. L. (2015)
Resumo: Gestão com pessoas e subjetividade (2013) é a sexta edição de uma obra que trata da administração, cultura, organização e principalmente da subjetividade. Apesar de ter tido a primeira edição em 2001 pela editora Atlas, sua repercussão e atualidade se testemunham nas cinco edições posteriores, datando a mais recente de 2013. Esta foi a edição que consideramos para reintroduzir no meio acadêmico o teor dessa obra de grande envergadura para quem quer compreender melhor o significado da administração com pessoas. O livro é dividido em doze capítulos inter-relacionados teoricamente, mas que se prestam a leituras independentes. Resulta de estudos, pesquisas e da atuação de autores de quatro diferentes países: Brasil, Canadá, França e Inglaterra e tem na subjetividade e sua interferência nas organizações contemporâneas, em especial no âmbito da gestão organizacional, o elemento de interseção. Em cada um dos onze capítulos temáticos e do capítulo de síntese e fechamento da obra são abordadas questões essenciais que, conforme afirma o prefaciador do livro, Jean-François Chanlat, aliam “subjetividade, administração, organização e cultura”. Essas questões serão apresentadas nesta resenha à guisa de introdução e de informação inicial para que o leitor se aproxime dos temas tratados e de suas respectivas perspectivas e abordagens sem, contudo, querer substituir a leitura do livro original, tendo em vista a riqueza de informação que isso deixaria escapar. Passearemos por questões sobre inovação, cognição, poder, conhecimento, comunicação, interioridade, prazer, emoção, gênero, amor, família e cultura que, em cada um dos respectivos capítulos, refletem, de certo modo, as linhas teóricas específicas de seus diferentes autores...
Descrição: TUPINAMBÁ, Antonio Caubi Ribeiro; FEITOSA, Raquel Libório. Gestão com pessoas e subjetividade. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 46, n. 2, p. 301-313, jul./dez. 2015. Resenha de: DAVEL, E; VERGARA, S. C. Gestão com pessoas e subjetividade. São Paulo: Atlas, 320p.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18158
ISSN: 2318-4620
0041-8862
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_acrtupinambarlfeitosa.pdf189,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.