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Título: Vibração ocupacional em trator 4x2 tda em função da pressão interna dos pneus e da superfície de rolamento
Título em inglês: Occupational vibration in tractor as affected by internal pressure of tires and rolling surface
Autor(es): Santos, Viviane Castro dos
Orientador(es): Monteiro, Leonardo de Almeida
Palavras-chave: Engenharia Agrícola
Ergonomia
Vibrações de corpo inteiro
Vibrações de mãos e braços
Ergonomics
Whole-body vibration
Hand-arm vibration
Data do documento: 2016
Citação: SANTOS, V. C. (2016)
Resumo: O mundo globalizado preza pela concorrência no mercado de grandes empresas e isso não é diferente no meio agrícola, para adquirir cada vez mais clientes os fabricantes de trator tendem a investir em tecnologia para aumentar a eficiência de suas máquinas. Essas melhorias são necessárias nos tratores atuais e visam o aumento da produção, redução de custos de produção e adequação ao usuário para que o mesmo possa desempenhar o trabalho com qualidade. Vários fatores podem influenciar na qualidade de operação desempenhada pelo operador, principalmente fatores como, ruído, temperatura, vibração que interferem diretamente no seu bem estar. O objetivo do trabalho foi avaliar a exposição do operador às vibrações de corpo inteiro e mãos e braços em um trator agrícola em função da utilização de três pressões internas de ar nos pneus, duas velocidades de deslocamento e duas superfícies de rolamento. O experimento foi realizado na área experimental do Laboratório de Investigação de Acidentes com Máquinas Agrícolas, pertencente ao Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Ceará. O trator utilizado foi um trator 4x2 com tração dianteira auxiliar (TDA) da marca Valtra modelo BM 125i, ano 2011 com potência do motor de 91,9 kW (125 cv), rotação máxima de 2300 rpm, equipado com pneus radiais. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 x 2 x 3, sendo duas superfícies de rolamento dos pneus (solo solto e solo com (Panicum maximum cv. Mombaça) cobertura vegetal), duas velocidades de deslocamento (4,3 km.h-1 e 6,4 km.h-1), e três pressões internas nos pneus, sendo (10, 14 e 18 lb.pol-2) para os pneus dianteiros e (12, 16 e 20 lb.pol-2) para os pneus traseiros. O experimento foi realizado de acordo com as diretrizes determinadas pela NHO – 09, NHO – 10 e o anexo A da norma NBR ISO 5008. Para avaliação dos dados foi utilizado o programa estatístico ASSISTAT versão 7.7 beta, onde através dos valores de simetria e curtose foi verificada a normalidade e então submetidos à análise de variância pelo teste F, e quando significativas, as médias foram comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de significância. Os níveis de vibrações aumentaram em função do aumento da velocidade e da pressão interna de ar nos pneus e diminuíram com o uso de material de cobertura no solo. A melhor condição de trabalho encontrada foi realizar as operações com material de cobertura sobre o solo, na velocidade de 4,3 km.h-1 na pressão interna de ar nos pneus mínima (10 lb.pol-2 nos rodados dianteiros e 12 lb.pol-2 nos rodados traseiros).
Abstract: The globalized world appreciates the market competition between big companies, having no difference at all when it comes to the agricultural environment, because in order to acquire more customers, the tractor manufacturers tend to invest in technology to increase the machine’s efficiency. These improvements are required and aim to increase production, reduce production costs and to adapt the machines to their users, in order to have more quality within the work. Several factors can influence the machine operation quality, especially noise, temperature and vibration which may directly affect welfare. The present study aimed to evaluate the whole operator body exposure to vibration as well as his hands and arms on a tractor on the following conditions, three different tire air pressure, two different forward speeds and two different shooting surfaces. The experiment was conducted in the experimental area of the Agricultural Machinery Accident Investigation Laboratory belonging to the Department of Agricultural Engineering of the Federal University of Ceará. The tractor utilized was a 4x2 tractor with auxiliary front wheel drive, Valtra brand, model BM 125i, year 2011 with a power of 91.9 kW (125 HP), maximum speed of 2,300 rotation per minute, equipped with radial tires. The experimental design was a completely randomized factorial 2 x 2 x 3 with two rolling surfaces (uncovered soil and soil covered with (Panicum maximum CV. Mombasa)), two forward speeds (4.3 km. h-1 and 6.4 km h-1), and three different tire air pressure (10, 14 and 18 lbs.pol-2) for the front tires and (12, 16 and 20 lbs.pol-2 ) for the rear tires. The experiment was conducted in accordance with the guidelines determined by the Brazilian operational hygiene standard number 09 and number 10 as well as the international ISO standard 5008, annex A. For the data evaluation, the statistical program ASSISTAT version 7.7 beta was utilized, checked for normality through the symmetry value and kurtosis analysis and consequently subjected to a variance analysis by F test, having the means compared by the Tukey test at 5% significance level. The vibration levels increased due to the increase in speed and the internal air pressure in tires and decreased with the use of the soil covering material. The best working condition was found in the following conditions, operations with soil covering material, at a speed of 4.3 km.h-1, using the tire air pressure at minimum (10 lbs.pol-2 on the front tires and 12 lbs.pol-2 on the rear tires).
Descrição: SANTOS, Viviane Castro dos. Vibração ocupacional em trator 4x2 tda em função da pressão interna dos pneus e da superfície de rolamento. 2016. 58 f. : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Engenharia Agrícola, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, Fortaleza-CE, 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18201
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