Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18365
Título: A educação superior brasileira no contexto da crise do capital: uma análise crítica
Autor(es): GUERRA, Maria Aurea Montenegro Albuquerque
Palavras-chave: Educação superior
Políticas públicas
Higher education
Public policy
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Citação: GUERRA, M. A. M. A. (2011)
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o financiamento da educação brasileira como estratégia do capitalismo para se firmar como proposta hegemônica em face da sua crise estrutural. Faz uma breve retrospectiva da educação superior no Brasil abordando desde a sua implantação com os portugueses, a reforma universitária de 68 até a sua efetiva privatização. A metodologia se desenvolve sob a ótica de uma pesquisa bibliográfica e documental. O estudo é parte integrante da pesquisa de mestrado em andamento da autora.
Abstract: This study intends to analyze the Brazilian education financing as a capitalism strategy to get a hegemonic propose front of structural crisis. Show a short retrospect from brazilian higher education addressing since your deployment with portugueses, university reform of 68 until your effetive privatization. The methodology was developed from of a literature search and documental search. The study is part of the author's master research in progress.
Descrição: GUERRA, Maria Aurea Montenegro Albuquerque. A educação superior brasileira no contexto da crise do capital: uma análise crítica. In: JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 5., 2011, São Luiz. Anais... São Luiz: Universidade Federal do Maranhão, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18365
ISSN: 2175280X
Aparece nas coleções:DCI - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_mamaguerra.pdf3,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.