Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18421
Título: A mediação tecnológica do tempo livre e do tempo do trabalho: contribuições para uma teoria crítica em tempos escassos.
Autor(es): SEVERIANO, Maria de Fátima Vieira
Palavras-chave: Mediação tecnológica
Tempo livre
Tempo do trabalho
Sociedade do consumo
Data do documento: 2014
Editor: CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Citação: SEVERIANO, M. F. V. (2014)
Resumo: Propomos neste trabalho uma refexão crítica sobre a experiência de crescente escassez de tempo frente à expansão das novas tecnologias informatizadas e da exacerbação do consumo, tendo por eixo teórico privilegiado os teóricos da Escola de Frankfurt, em especial, Theodor Adorno e Herbert Marcuse. Em um contexto de ritmo de vida acelerado nos preocupamos com a atual proeminência do chamado tempo livre e sua possível integração pela lógica produtivista do tempo do trabalho, enquanto nova forma de dominação social...
Descrição: SEVERIANO, Maria de Fátima Vieira. A mediação tecnológica do tempo livre e do tempo do trabalho: contribuições para uma teoria crítica em tempos escassos. In: ARAÚJO, Emília; DUQUE, Eduardo; FRANCH, Mónica & DURÁN, José. (Orgs.). Tempos sociais e o mundo contemporâneo: as crises, as fases e as ruturas. Braga: CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, 2014. p. 79-89.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18421
ISBN: 978-989-8600-23-3
Aparece nas coleções:DPSI - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_mfvseveriano.pdf208,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.