Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18484
Título: Transtorno desafiador de oposição em crianças : uma revisão da literatura brasileira
Autor(es): Leite, Lucas de Holanda
Campos, Eugenio de Moura
Palavras-chave: Serviços de Saúde Mental
Transtornos Mentais
Criança
Data do documento: Jan-2016
Editor: Revista de Medicina da UFC
Citação: LEITE, L. H. ; CAMPOS, E. M. (2016)
Resumo: O presente estudo analisou a literatura brasileira, a partir da integração entre o transtorno desafiador de oposição e crianças. Foi feita a seleção dos trabalhos, por meio de busca das publicações da literatura científica, no período de setembro de 2015, em todas as bases de dados indexadas na Biblioteca Virtual em Saúde, a qual se consolidou com uma amostra de sete artigos. Não foram encontrados trabalhos específicos sobre o transtorno desafiador de oposição, mas somente como associação a outras patologias. Aspectos sociais, tais como fatores ambientais, problemas familiares e escolares influenciam no transtorno desafiador de oposição, assim como ser (ou não) comórbido a outros transtornos. Diante dos altos índices de comorbidades, é preciso que o enfoque terapêutico envolva todo esse contexto social, bem como se tenha diagnóstico preciso acerca dos transtornos relacionados ao caso.
Descrição: LEITE, Lucas de Holanda ; CAMPOS, Eugenio de Moura. Transtorno desafiador de oposição em crianças : uma revisão da literatura brasileira. Rev Med UFC, Fortaleza, v. 56, n. 1, p. 38-43, jan./jun. 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18484
ISSN: 2447-6595 On line
Aparece nas coleções:DMC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_lhleite.pdf687,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.