Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18488
Título: Ressecção de endometriose intestinal com dupla ressecção discoide com grampeador circular : relato de caso
Autor(es): Almeida, Flora Cruz de
Magalhães, Thaís Fontes de
Freire, Letícia Matoso
Augusto, Kathiane Lustosa
Marinho, Manuela Cavalcante Portela
Bezerra, Carla Camila Rocha
Regadas, Sthela Maria Murad
Rodrigues, Lusmar Veras
Bezerra, Leonardo Robson Pinheiro Sobreira
Palavras-chave: Endometriose
Laparoscopia
Cirurgia Vídeoassistida
Data do documento: Jan-2016
Editor: Revista de Medicina da UFC
Citação: ALMEIDA. F. C. ; MAGALHÃES, T. F. ; FREIRE, L. M. ; AUGUSTO, K. L. ; MARINHO, M. C. P. ; BEZERRA, C. C. R. ; REGADAS, S. M. M. ; RODRIGUES, L. V. ; BEZERRA, L. R. P. S. (2016)
Resumo: A endometriose é uma doença inflamatória que pode cursar com uma variedade de sintomas álgicos pélvico-abdominais e com infertilidade. As lesões intestinais normalmente possuem um caráter mais agressivo que as de demais localizações, o que as faz serem, muitas vezes, refratárias ao tratamento conservador, tornando a ressecção cirúrgica das lesões a melhor opção. A técnica cirúrgica a ser usada objetiva a remoção completa dos endometriomas, a restauração da anatomia e a preservação da função orgânica. A cirurgia minimamente invasiva por laparoscopia é uma alternativa adequada para reduzir a morbidade associada aos procedimentos abertos tradicionais. O subtipo de endometriose com acometimento intestinal constitui desafio terapêutico mais complexo. As opções no tratamento cirúrgico incluem: shaving do nódulo de endometriose intestinal, ressecção discoide do nódulo por grampeador circular e ressecção segmentar intestinal com anastomose término-terminal. O objetivo deste relato é demonstrar a viabilidade técnica de ressecção de endometriose intestinal com dupla ressecção discoide com grampeador circular em paciente em que se realizou laparoscopia para tratamento de endometriose pélvica.
Descrição: ALMEIDA, Flora Cruz de et al. Ressecção de endometriose intestinal com dupla ressecção discoide com grampeador circular : relato de caso. Rev Med UFC, Fortaleza, v. 56, n. 1, p. 52-54, jan./jun. 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18488
ISSN: 2447-6595 On line
Aparece nas coleções:DMC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_fcalmeida.pdf644,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.