Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18518
Título: Efeito da talidomida em paciente com hemorragia secundária a ectasia vascular de antro gástrico dependente crônico de transfusões
Autor(es): Lima, Samara Jacinto
Braga, Lúcia Libanês Bessa Campelo
Souza, Marcellus Henrique Loiola Ponte
Lima, José Milton de Castro
Costa, Matthaus Rabelo da
Palavras-chave: Talidomida
Antro Pilórico
Coagulação com Plasma de Argônio
Data do documento: Jan-2016
Editor: Revista de Medicina da UFC
Citação: LIMA, S. J. ; BRAGA, L. L. B. C. ; SOUZA, M. H. L. P. ; LIMA, J. M. C. ; COSTA, M. R. (2016)
Resumo: A talidomida é uma droga com efeito anti-inflamatório, imunomodulador e antiangiogênico. Devido a isso, vêm sendo publicados diversos relatos de casos, descrevendo sua eficácia no tratamento de hemorragia digestiva secundária à angiodisplasias do trato gastrointestinal, à doença inflamatória intestinal e um caso de resposta clínica na hemorragia secundária à ectasia vascular de antro gástrico (GAVE). No presente trabalho, relatamos o caso de uma paciente de 52 anos, com cirrose hepática e ectasia vascular do antro gástrico, que apresentou seis episódios de hemorragia digestiva alta com necessidade de transfusão sanguínea, apesar da terapia endoscópica estabelecida. Iniciamos talidomida na dose de 100 mg/dia que em seguida foi reduzida para 50 mg/dia. A paciente evoluiu com melhora clínica significativa, não apresentando novos episódios de sangramento, nem necessidade de transfusões sanguíneas. Apesar da interrupção da terapêutica endoscópica, persistiu assintomática e a endoscopia de controle após 3 meses não visualizava mais sangramento ativo nas lesões do antro. Portanto, este trabalho tem como objetivo descrever que a talidomida se mostrou eficaz, em baixa dose, para o controle do sangramento secundário à GAVE nesta paciente.
Descrição: LIMA, Samara Jacinto et al. Efeito da talidomida em paciente com hemorragia secundária a ectasia vascular de antro gástrico dependente crônico de transfusões. Rev Med UFC, Fortaleza, v. 56, n. 1, p. 64-67, jan./jun. 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18518
ISSN: 2447-6595 On line
Aparece nas coleções:DMC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_sjlima.pdf684,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.