Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18762
Título: Avaliação da microdureza e da rugosidade de compósitos resinosos de uso direto e indireto
Título em inglês: Assessing microhardness and roughness of composite resins of direct and indirect use
Autor(es): Oliveira, Iana Sá de
Marques, Vanessa Fontenele
Casselli, Denise Sá Maia
Palavras-chave: Cimentos de Resina
Propriedades Físicas
Resinas Compostas
Data do documento: Jan-2015
Editor: Revista da Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo
Citação: OLIVEIRA, I. S. ; MARQUES, V. F. ; CASSELLI, D. S. M. (2015)
Resumo: Objetivo: avaliar rugosidade superficial por meio de perfilometria de contato mecânico bem como a resis- tência à microdureza Knoop em resinas fotoativadas de forma convencional ou com sistemas de polimeriza- ção adicional. Materiais e método: 82 corpos de prova foram distribuídos nos seguintes grupos: SI: Solidex ® , Z1D: Z100 ® , Z35D: Z350 ® , OD: Opallis ® , Z1I: Z100 ® , Z35I: Z350 ® e OI: Opallis ® . Os incrementos de resina foram fotopolimerizados por 40 segundos cada. O gru- po contendo a resina de uso indireto Solidex ® (SI) e os grupos Z1I, Z35I e OI contendo resinas de uso direto avaliadas como uso indireto tiveram fotopolimerização por 40 segundos mais 7 minutos adicionais com EDG- -LUX. As amostras foram armazenadas em água destila- da a 37 ° C por 24 horas. Em seguida foi realizado o en- saio de rugosidade e posteriormente o de microdureza superficial. As médias coletadas foram analisadas pelo teste não paramétrico de Kruskal-Wallis e o de compa- ração múltipla de Dunn. Resultados: a resina indicada para uso direto Z100 ® obteve os maiores valores de microdureza, independente da presença de fotoativa- ção adicional. Já a resina indicada para uso indireto Solidex, obteve os menores valores de microdureza. Os valores de rugosidade não apresentaram diferenças es- tatísticas entre os materiais analisados. Conclusão: resi- nas de uso direto com polimerização adicional podem ser bem utilizadas na forma indireta.
Descrição: OLIVEIRA, Iana Sá de ; MARQUES, Vanessa Fontenele ; CASSELLI, Denise Sá Maia. Avaliação da microdureza e da rugosidade de compósitos resinosos de uso direto e indireto. RFO, Passo Fundo, v. 20, n. 1, p. 28-33, jan./abr. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18762
ISSN: 1413-4012
Aparece nas coleções:DCOD - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_isoliveira.pdf193,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.