Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19062
Título: Uma história do diabo em Eça de Queirós
Autor(es): SIQUEIRA, Ana Marcia Alves
Palavras-chave: Diabo
Eça - de - Queirós
Idade - Média
Data do documento: 2011
Editor: X Jornada de Estudos Antigos e Medievais
Citação: SIQUEIRA, A. M. A. (2011)
Resumo: Eça de Queirós, conhecido como o mais representativo escritor do Realismo português, – estilo que postula a análise do presente em recusa ao olhar voltado para o passado comum aos românticos – diversas vezes revisitou a Idade Média em sua produção; tanto no tratamento de temáticas relacionadas à religiosidade, à nobreza, à cavalaria, dentre outras, quanto no uso de gêneros literários medievais. Vidas de Santos (QUEIRÓS, 2002), obra hagiográfica publicada na última década de vida do autor, e por ele chamada de “neoflós-santorismo” em referência a Flos Sactorum em lingoage portugues, é um exemplo desse procedimento. Este livro, mandado imprimir por D. Manuel, em 1513, inaugurou a tradição hagiográfica portuguesa a partir da tradução do exemplar castelhano de La legenda de los santos que, por sua vez, foi transladado do original latino de Jacobo de Voragine (ALMEIDA, 2005), do qual, porém, não restou o manuscrito...
Descrição: SIQUEIRA, Ana Marcia Alves. Uma história do diabo em Eça de Queirós. In: JORNADA DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS, 10.; JORNADA INTERNACIONAL DE ESTUDOS ANTIGOS E MEDIEVAIS, 2., 2011, Maringá. Anais ... Maringá: UEM, 2011. p. 1-18.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19062
ISSN: 2177-6687
Aparece nas coleções:DLIT - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_amasiqueira.pdf589,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.