Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19078
Título: A educação ambiental na extensão universitária: uma análise do Programa Parque Vivo
Título em inglês: The environmental education in university extension: a Program Analysis Parque Vivo
Autor(es): Torres, Geovany Rocha
Orientador(es): Matos, Kelma Socorro Lopes de
Palavras-chave: planejamento Ambiental e Comportamento Humano
Extensão universitária
Educação ambiental
Gestão ambiental
University extension
Environmental education
Environmental management
Data do documento: 2008
Citação: TORRES, G. R. (2008)
Resumo: A pesquisa faz uma análise das atividades desenvolvidas pelo Programa Parque Vivo, atividade de extensão cadastrada na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará, tomando-o como objeto para o estudo. Baseada na hipótese de que uma educação ambiental crítica-ecológica deve pautar-se na colaboração entre os diversos setores da sociedade, e no contexto local do público atendido, avalia a situação geográfica na qual o Parque Vivo desempenhou suas atividades e as dificuldades e potencialidades da parceria construída com a Prefeitura Municipal de Fortaleza. Outra hipótese discutida é a de que a extensão universitária em educação ambiental ainda carece de uma maior aproximação com a realidade trabalhada, por isso traz para o debate uma reflexão sobre a importância da extensão universitária no processo de educação ambiental, aborda as opiniões da comunidade estudantil, dos professores do ensino público e particular, e dos gestores públicos, e ainda, levanta algumas pistas sobre o impacto das “Visitas Monitoradas” no comportamento de estudantes e professores das escolas recebidas pelo Parque Vivo. O projeto trabalhou com observações participativas, análises documentais, entrevistas e registros em vídeo e fotos. Os resultados obtidos comprovam que a colaboração recíproca dos agentes públicos é fundamental para o sucesso da educação ambiental, mas se as ações não forem direcionadas para os reais problemas enfrentados pelo público alvo, o processo educativo pode se desvirtuar. Conclui ainda que existe uma grande demanda da sociedade por ações de educação ambiental da universidade.
Abstract: A pesquisa faz uma análise das atividades desenvolvidas pelo Programa Parque Vivo, atividade de extensão cadastrada na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará, tomando-o como objeto para o estudo. Baseada na hipótese de que uma educação ambiental crítica-ecológica deve pautar-se na colaboração entre os diversos setores da sociedade, e no contexto local do público atendido, avalia a situação geográfica na qual o Parque Vivo desempenhou suas atividades e as dificuldades e potencialidades da parceria construída com a Prefeitura Municipal de Fortaleza. Outra hipótese discutida é a de que a extensão universitária em educação ambiental ainda carece de uma maior aproximação com a realidade trabalhada, por isso traz para o debate uma reflexão sobre a importância da extensão universitária no processo de educação ambiental, aborda as opiniões da comunidade estudantil, dos professores do ensino público e particular, e dos gestores públicos, e ainda, levanta algumas pistas sobre o impacto das “Visitas Monitoradas” no comportamento de estudantes e professores das escolas recebidas pelo Parque Vivo. O projeto trabalhou com observações participativas, análises documentais, entrevistas e registros em vídeo e fotos. Os resultados obtidos comprovam que a colaboração recíproca dos agentes públicos é fundamental para o sucesso da educação ambiental, mas se as ações não forem direcionadas para os reais problemas enfrentados pelo público alvo, o processo educativo pode se desvirtuar. Conclui ainda que existe uma grande demanda da sociedade por ações de educação ambiental da universidade.
Descrição: TORRES, Geovany Rocha. A educação ambiental na extensão universitária: uma análise do Programa Parque Vivo. 2008. 198 f. : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Prodema, 2008
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19078
Aparece nas coleções:PRODEMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_dis_grtorres.pdf16,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.