Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19079
Título: Duelo e honra: aspectos medievais em “A hora e a vez de Augusto Matraga” e o Malhadinhas
Autor(es): SIQUEIRA, Ana Marcia Alves
NASCIMENTO, Marília Angélica Braga do
Palavras-chave: Malhadinhas
Matraga
Cavaleiro
Honra
Duelo
Data do documento: 2013
Citação: SIQUEIRA, A. M. A.; NASCIMENTO, M. A. B. (2013)
Resumo: “A hora e a vez de Augusto Matraga”, conto de Sagarana (1946), de Guimarães Rosa, e O Malhadinhas(1958), de Aquilino Ribeiro, são textos que deixam transparecer elementos indicadores da presença de aspectos medievais em sua constituição. Assim, este trabalho tem por objetivo identificar a ocorrência e a manifestação da prática do duelo e do ideal de honra nesses dois textos, colocando-os em confronto. O comportamento de ambos os protagonistas aponta para um resgate desses dois temas caros às narrativas medievais em que figura o herói cavaleiresco.Nesse sentido, Malhadinhas e Matraga são aproximados e confrontados com esse tipo de herói,revelando-se como caracteres importantes para a comprovação de um aproveitamento de aspectos medievais em textos de escritores brasileiros e portugueses do século XX.
Descrição: NASCIMENTO, Marília Angélica Braga do; SIQUEIRA, Ana Marcia Alves . Duelo e honra: aspectos medievais em A hora e a vez de Augusto Matraga e O Malhadinhas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC, 13., 2013, Campina Grande. Anais ... Campina Grande: Realize Editora/ABRALIC, 2013. p. 1-10.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19079
ISSN: 0103-6963
Aparece nas coleções:DLIT - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_amasiqueira.pdf69,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.