Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19170
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Prospecções darwinistas no litoral do Brasil: as coleções biológicas das expedições da Universidade de Stanford (1899-1911) 
Autor(es): Oliveira, Almir Leal de
Palavras-chave: Historiador;Darwinismo;Dados biológicos
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Ediciones Doce Calles
Citação: OLIVEIRA, Almir Leal de. Prospecções darwinistas no litoral do Brasil: as coleções biológicas das expedições da Universidade de Stanford (1899-1911). In: PUIG-SAMPER, Miguél Ángel; ORREGO, Francisco; RUIZ, Rosaura; URIBE, J. Alfredo (Eds.). 'YAMMERSCHUNER' Darwin y la darwinizacion en Europa y America Latina. Madri: Ediciones Doce Calles, 2015. p. 279-293.
Resumo: Já faz algum tempo que os historiadores sociais romperam os limites fixados pela história científica do século XIX, dita positivista, no que se refere a produção de evidências empíricas na produção do conhecimento histórico. Dos documentos oficiais ao uso dos dados quantitativos, dos registros iconográficos ao uso da cultura material, das fontes orais ao estudo das dimensões imaginárias das sociedades os historiadores percorrem diferentes caminhos onde a abordagem de uma história-problema primou pelo diálogo entre o historiador e os registros fragmentados do passado, construindo evidências das experiências humanas e, a partir delas, interpretações revitalizantes do passado, assim como novas interrogações ...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19170
ISBN: 978-84-9744-172-8
Aparece nas coleções:DHIS - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_capliv_aloliveira.pdf.pdf7,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.