Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19192
Título: Engajamento político e a cultura-mundo: reflexões iniciais sobre a construção identitária dos movimentos de ocupação mediada pelas redes sociais on-line
Autor(es): ANDRADE, Michel Renan Rodrigues de
AQUINO, Cássio Adriano Braz de
Palavras-chave: Ciberespaço
Pós-modernidade
Movimento de protesto
Data do documento: 2013
Editor: Congresso Latinoamericano de Sociologia
Citação: ANDRADE, M. R. R.; AQUINO, C. A. B. (2013)
Resumo: Em um contexto pós-moderno, disponho minhas análises iniciais de um projeto de investigação sobre a construção de identidades dos movimentos de indignação da contemporaneidade. Embasado nos conceitos de Harvey (2011), Lipovetsky e Serroy (2011), Goffman (2002) e Levy (2010) faço uma análise inicial sobre o contexto e as ações que os movimentos Tea Party e Occupy Wall Street praticam e constroem os valores que concretizam as identidades dos movimentos, a partir da dialética virtualizante e da apropriação dos signos idealizados pela indústria cultural, mediados pelos seus perfis oficiais nas redes sociais online. Desta forma, traço aqui um perfil dos signos e sua trajetória massivamente significativa, até chegar às intervenções e apropriações realizadas pelos manifestantes dos movimentos em questão.
Descrição: ANDRADE, Michel Renan Rodrigues de; AQUINO, Cássio Adriano Braz . Engajamento político e a cultura-mundo: Reflexões iniciais sobre a construção identitária dos movimentos de ocupação mediada pelas redes sociais on-line. In: CONGRESSO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGIA, 29., 2013, Santiago. Atas... Santiago: ALAS, 2013. p. 01-10.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19192
ISBN: 978-956-19-0828-4
Aparece nas coleções:DPSI - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_cabaquino.pdf250,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.