Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19257
Título: Identidades (re)veladas: a construção dos personagens homoeróticos nas obras O Ateneu, de Raul Pompéia, e Bom Crioulo, de Adolfo Caminha
Título em inglês: Identités (re) voilée: construction de characters homoérotiques en ouver O Ateneu, de Raul Pompeia, et Bom Crioulo, Adolfo Caminha
Autor(es): Fontineles, Witallo da Cruz
Orientador(es): Batista, Edilene Ribeiro
Palavras-chave: Réalisme
Naturalisme
Realismo
Naturalismo
Homoafetividade
Data do documento: 2015
Citação: FONTINELES, W. C.; BATISTA, E. R. (2015)
Resumo: O presente trabalho tem como foco verificar a relação existente na figura dos personagens não heterossexuais em fins do século XIX utilizando a Teoria e Crítica Literária Feminista(SCHMIDT 1995; THOME 2004), Sociologia (FOUCAULT 2002) e a História Cultural (DOVER 2007) como forma de complemento para a pesquisa Dessa forma, para o presente tema foram escolhidas as obras O Ateneu (1888) de Raul Pompeia e Bom-Crioulo (1895) de Adolfo Caminha As obras em questão têm como tema tangencial ou principal a homossexualidade masculina Analisamos as representações de identidades homoafetivas no contexto do final do século XIX Partindo de conceitos literários sociológicos e históricos e confrontando o contexto sócio histórico e os discursos médico psicanalítico e religioso com a representação do homossexual nas obras em análise pretendemos entender quais motivos que levaram o homossexual a ser perseguido e patologizado durante a história do Ocidente e como os escritores de literatura realista e naturalista representaram esses sujeitos em suas obras A análise do espaço ganha destaque uma vez que em ambas narrativas os desejos homoafetivos se iniciam em espaços fechados exclusivos para homens A relação entre sociedade o eu e o outro são fatores fundamentais para construção da identidade não heterossexual.
Descrição: FONTINELES, Witallo da Cruz. Identidades (re)veladas: a construção dos personagens homoeróticos nas obras O Ateneu, de Raul Pompéia, e Bom Crioulo, de Adolfo Caminha. 2015. 85f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19257
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_wcfontineles.pdf783,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.