Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1931
Título: Sobre a elaboração de salsicha de pescado no nordeste brasileiro
Autor(es): Bastos, José Raimundo
Alves, Tarcísio Teixeira
Palavras-chave: Pescados - Processamento - Ceará
Data do documento: 1971
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: BASTOS, J. R.; ALVES, T. T. (1971)
Resumo: A salsicha de pescado é um produto obtido da carne de peixes, em mistura com aditivos químicos, amido, saborizantes e condimentos, sendo embutida em sacos sintéticos de cloridrato de polivinilideno. A indústria de embutido de pescado alcançou, nos últimos anos, acentuado desenvolvimento. Em 1954, oficializou-se sua implantação no Japão, com os órgãos do Governo registrando os primeiros dados de produção, num total de 2 toneladas, evoluindo esta para 142 toneladas em 1965 (Amano et al., 1969). O presente estudo tem por objetivo a elaboração de salsichas de pescado no nordeste brasileiro, a partir de peixes de baixo valor comercial, capturados durante a pesca industrial do pargo, Lutjanus purpureus Poey, incluindo-se o aproveitamento dos cações.
Descrição: BASTOS, Jose Raimundo; ALVES, Tarcísio Teixeira. Sobre a elaboração de salsicha de pescado no nordeste brasileiro. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 11, n.2, p. 99-102, dez. 1971.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1931
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1971_art_jrbastoss.pdf238,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.