Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1932
Título: Obtenção de farinha e solúvel do cefalotórax de lagostas
Autor(es): Bastos, José Raimundo
Alves, Tarcísio Teixeira
Vieira, Gustavo Hitzschky Fernandes
Price, Halph L.
Pinheiro, Petrônio Augusto
Palavras-chave: Lagosta - Fortaleza - CE
Data do documento: 1971
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: BASTOS, J. R.; ALVES, T. T.; VIEIRA, G. H. F.; PRICE, H. L.; PINHEIRO, P. A. (1971)
Resumo: Os solúveis e as farinhas de pescado são concentrados protéicos, obtidos a partir de sub-produtos da indústria pesqueira. Estes concentrados possuem a maioria dos aminoácidos essenciais, bem como fatores de crescimento ainda não identificados. Yanase & Arai (1967) comprovaram a existência de tais fatores, quando alimentaram ratos com solúvel elaborado a partir de algumas espécies de pescado marinho. No nordeste brasileiro, o cefalotórax de lagostas, que corresponde a 2/3 do peso destes crustáceos, e onde se alojam todas as suas vísceras, é desperdiçado. Vieira et al. (1969) reafaaram estudos preliminares sobre a farinha de cafalotórax das lagostas Panulirus argus (Latreille) e Panulirus laevicauda (Latreille), cujos resultados nos levaram à condução da presente pesquisa. Visando um aproveitamento racional do cefalotórax destas lagostas, o que implicará em nova fonte de lucros para a indústria pesqueira do nordeste brasileiro, realizamos o presente trabalho, para a obtenção de farinha e solúvel, destinados ao arraçoamento de animais domésticos. Trabalhamos com cefalotórax de lagostas, adquiridos em indústrias de Fortaleza (Ceara-Brasil), durante o período de julho a dezembro de 1971.
Descrição: BASTOS, Jose Raimundo et al. Obtenção de farinha e solúvel do cefalotórax de lagostas. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 11, n.2, p. 95-98, dez. 1971.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1932
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1971_art_jrbastos.pdf254,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.