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Título: Autobiografismo: desenho infantil e biografização com crianças em situação de acolhimento institucional
Autor(es): GOLDBERG, Luciane Germano
Orientador(es): OLINDA, Ercília Maria Braga de
Palavras-chave: Desenho infantil
Biografização
Pesquisa com criança
Acolhimento institucional
Data do documento: 2016
Citação: GOLDBERG, L. G.; OLINDA, E. M. B. (2016)
Resumo: Esta tese tem como eixo principal a investigação do potencial heurístico e formador do desenho infantil com crianças em acolhimento institucional, configurando a proposta do autobiografismo - uma autobiografia desenhada, responsável pela construção de uma figura narrativa da existência da criança. Enquadra-se no campo da pesquisa (auto)biográfica com crianças, inspirada no conceito de “biografização” proposto por Delory-Momberger (2008) defendendo o reconhecimento da criança como capaz de “lembrar, refletir e projetar-se em devir” com base em Passeggi (2014, p. 135). Metodologicamente, situa-se no universo da Pesquisa Qualitativa em Educação, no campo da pesquisa (auto)biográfica com crianças, apoiada na perspectiva da Dèmarche Clinique-Dialogique de Lani-Bayle (2007), que objetiva a pesquisa com a criança e não somente sobre ela, a partir da escuta-sensível, do diálogo, da interação, da mediação, da co-construção e da intervenção. Como sujeitos ativos e participantes da pesquisa, as “meninas-flor”: Jasmim (4 anos), Gérbera e Begônia (6 anos), Tulipa e Girassol (7 anos) e Petúnia (10 anos), residentes na Instituição de Acolhimento Casa-Família Maria Mãe da Ternura, localizada no município de Maracanaú (CE). O trabalho de campo se deu por meio da constituição de um ateliê de arte no interior da instituição, onde foram realizados 10 encontros semanais, com duração de 2 horas cada um, no período entre setembro a novembro de 2015. Buscou-se, por meio do diálogo e da interação, construir com as crianças atividades lúdicas e interativas que proporcionassem a elaboração de suas narrativas visuais por meio do desenho. Ao total foram realizados 168 desenhos que permitiram acompanhar a evolução gráfica das crianças junto à apropriação simbólica de seus mundos de vida representados por meio do desenho revelando aprendizagens diversas, afirmando o caráter formador do desenho para o desenvolvimento infantil. Espera-se que as meninas-flor assumam autonomia gráfica, tendo o desenho como um meio confessional, capaz de elaborar e organizar seus sentimentos e sensações, suas ações cotidianas, seus medos e angústias. O autobiografismo pode assim configurar como elemento primordial no processo de elaboração, figuração e reconstituição de si para a criança, pois por meio dele sua existência toma corpo, forma e voz.
Abstract: Cette thèse a comme axe principal l'étude du potentiel heuristique et formateur de dessinave c les enfants dans une institution d’accueil, que mise en place le “ autobiographisme” - une autobiographie dessinée, responsable par la construction d'une figure narrative de l'existence chez l'enfant. Inspiré par le concept de "biographization" proposé par Delory-Momberger (2008) préconisant la reconnaissance du fait que les enfants sont capables de se souvenir, de réfléchir et de devenir based en Passeggi (2014). Méthodologiquement, est situé dans l’univers de la recherche qualitative en Éducation dans le domaine de la recherche (auto)biographique avec les enfants, sur la base du point de vue de la Démarche Clinique - D ialogique de Lani-Bayle (2007), qui vise à la recherche avec les enfants et non seulement sureux , à l'écoute sensible, le dialogue, l'interaction, la médiation, la co-construction et de l'intervention. Les sujets actifs et les participants sont les “filles fleurs”: Jasmim (4 ans), Gérbera et Begônia (6 ans), Tulipa et Girassol(7 ans) et Pétunia (10 ans), vivant dans l'institution d'accueil Casa - Família Maria Mãe da Ternura, situé à Maracanaú (CE-Brésil). Le terrain a été fait par la a création d'unatelie d'art au sein de l'institution, où se sont tenues 10 rencontres hebdomadaires de deux heures chacun, de Septembre à Novembre 2015 pour construire avec les enfants des activités interactives qui ont fourni le développement de leurs récits visuels en dessinant. Au total, ils ont été 168 dessins qui ont permis de suivre l'évolution graphique des enfants avec l'appropriation symbolique de leurs mondes de vie représentés par un dessin montrant apprentissage différent, affirmant la conception du caractère formateur pour le développement de l'enfant. Il est prévu que les fleurs filles prennent l'a utonomie graphique et le dessin comme un moyen confessionnel expressive, capable de préparer et d'organiser leurs sentiments et sensations, leurs experiénces quotidiennes, vos craintes et vos angoisses. Le autobiographisme peut, donc mettre en place comme un élément majeur dans le processos de la figuration du soi et se reconstituer pour l'enfant, parce que grâce à lui sa vie prend forme, forme et voix.
Descrição: GOLDBERG, Luciane Germano. Autobiografismo: desenho infantil e biografização com crianças em situação de acolhimento institucional. 2016. 346f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19338
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