Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19379
Título: Expressões indiciais em contextos de uso: por uma caracterização dos dêiticos discursivos
Autor(es): Cavalcante, Mônica Magalhães
Orientador(es): Marcuschi, Luiz Antônio
Palavras-chave: Linguística
Dêiticos discursivos
Data do documento: 2000
Citação: Cavalcante, M. M.; Marcuschi, L. A. (2000)
Resumo: Costuma-se distinguir anáfora e dêixis discursiva apenas em termos de referenialidade, afirmando-se que, enquanto os anafóricos retomam, no contexto, entidades pontuais, os dêiticos discursivos recuperam conteúdos difusos. Tal separação deixa de contemplar, no entanto, o princípio da subjetividade pelo qual se definem todos os fenômenos dêiticos. Esse trabalho tem o objetivo de caracterizar os dêiticos discursivos, propondo um conjunto de traços capazes de diferenciá-los dos anafóricos contendo elementos indiciais. Sob a hipótese de que a dêixis discursiva pertence, por legitimidade, ao quadro da dêixis em geral, analisa-se seu caráter intersubjetivo, que se revela não apenas no procedimento dêitico de refocalizar os objetos de discurso, conduzindo a atenção do destinatário para um item específico do campo dêitico, quanto na capacidade de reconhecer, em certos casos, as coordenadas do falante no âmbito dos espaços físicos textuais. Além disso, acrescenta-se, ao parâmetro da abrangência referencial das expressões indiciais, a discriminação de quatro subtipos de anafóricos e dêiticos discursivos definidos de acordo com os seguintes critérios: a relação entre aspectos formais e tipo de motivação do elemento indicial, a descrição da (re)categorização lexical empreendida; a espécie de retomada (total ou parcial); a dire~çao do movimento remissivo; e o status informacional.
Descrição: CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Expressões indiciais em contextos de uso: por uma caracterização dos dêiticos discursivos. 2000. 218 f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Letras, Doutorado em Linguística, Recife, 2000.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19379
Aparece nas coleções:PPGL - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2000_tese_mmcavalcante.pdf12,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.