Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19381
Title in Portuguese: Eco de vozes: tradução e análise de "As meninas" de Lygia Fagundes Telles
Author: Torquato, Carolina Pizzolo
Advisor(s): Arrigoni, Maria Teresa
Keywords: Lygia Fagundes Telles
As meninas
Polifonia
Dialogismo
Tradução
Ragazze
Traduzione
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Santa Catarina
Citation: Torquato, C. P.; Arrigoni, M. T. (2007)
Abstract in Portuguese: Esta tese aborda o dialogismo e a polifonia no romance As meninas, de Lygia Fagundes Telles, e suas implicações para a tradução em língua italiana. Dialogando tanto com a teoria literária quanto com a teoria da tradução, o presente trabalho, num primeiro momento, situa a autora na crítica brasileira e contextualiza o romance na sua produção literária; em seguida, o texto em português é confrontado com as duas traduções da obra para o italiano (a minha, inédita, e a de Federico Pesante, publicada em 2006). Os cotejos apresentados enfocam especificamente três problemas que concernem o aspecto polifônico e dialógico de As meninas, a saber: a transição da voz narrativa, o dialogismo entre os pontos de vista das personagens e o diálogo estabelecido pelo romance com as marcas do contexto cultural. O confronto evidencia que as duas traduções do romance, embora contemporâneas e para uma mesma língua, interpretam e lidam com esses aspectos do texto de formas diferentes.
Description: TORQUATO, Carolina Pizzolo. Eco de vozes: tradução e análise de "As meninas" de Lygia Fagundes Telles. 2007. 351f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Curso de Pós-graduação em Literatura, Santa Catarina, 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19381
metadata.dc.type: Tese
Appears in Collections:DLE - Teses defendidas em outras instituições

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_tese_cptorquato.pdf2,3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.